Mapeamento das produções pertinentes às experiências de docentes travestis e transexuais
Production Mapping related to the experiences of transvestite and transgender teachers
Resumo
O artigo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, realizada no Portal de periódicos da Capes, na Plataforma Scielo e no Google Acadêmico, com o objetivo de investigar e problematizar a produção científica acerca das experiências de docentes travestis e transexuais inseridos nos espaços educacionais no Brasil nos últimos dez anos. Identificamos como resultado das buscas, um número de seis artigos, que foram analisados a partir das seguintes categorias: antecedentes de violências sofridas e dificuldades para ingressar no mercado de trabalho; dificuldades na atuação docente e avanços que foram observados. Consideramos que a baixa produção de trabalhos dificulta a visibilização das experiências de pessoas trans, dificultando também a construção de políticas públicas que permitem o acesso e a garantia de direitos desses grupos em diferentes espaços sociais.
Palavras-chave: Transgêneros; Professoras; Vivências.
Abstract:
The article is an exploratory bibliographic research, carried out at the Capes Journals’ Site, Scielo Platform and Google Academic, with the objective of investigating and problematizing the scientific production about the experiences of transvestite and transsexual teachers inserted in educational settings in Brazil in the last ten years. We identified as a result of the searches, a number of six articles, which were analyzed from the following categories: history of violence suffered and difficulties to enter the job market; difficulties in teaching and progresses that were observed. We consider that the low production of articles makes it difficult to visualize the experiences of trans people, also making it difficult to build public policies that allow access and guarantee the rights of these groups in different social spaces.
Keywords: Transgender; Teachers; Experiences.
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