Mapeamento das produções pertinentes às experiências de docentes travestis e transexuais

Production Mapping related to the experiences of transvestite and transgender teachers

Autores

Resumo

O artigo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, realizada no Portal de periódicos da Capes, na Plataforma Scielo e no Google Acadêmico, com o objetivo de investigar e problematizar a produção científica acerca das experiências de docentes travestis e transexuais inseridos nos espaços educacionais no Brasil nos últimos dez anos. Identificamos como resultado das buscas, um número de seis artigos, que foram analisados a partir das seguintes categorias: antecedentes de violências sofridas e dificuldades para ingressar no mercado de trabalho; dificuldades na atuação docente e avanços que foram observados. Consideramos que a baixa produção de trabalhos dificulta a visibilização das experiências de pessoas trans, dificultando também a construção de políticas públicas que permitem o acesso e a garantia de direitos desses grupos em diferentes espaços sociais.

Palavras-chave: Transgêneros; Professoras; Vivências.

 

Abstract:

The article is an exploratory bibliographic research, carried out at the Capes Journals’ Site, Scielo Platform and Google Academic, with the objective of investigating and problematizing the scientific production about the experiences of transvestite and transsexual teachers inserted in educational settings in Brazil in the last ten years. We identified as a result of the searches, a number of six articles, which were analyzed from the following categories: history of violence suffered and difficulties to enter the job market; difficulties in teaching and progresses that were observed. We consider that the low production of articles makes it difficult to visualize the experiences of trans people, also making it difficult to build public policies that allow access and guarantee the rights of these groups in different social spaces.

Keywords: Transgender; Teachers; Experiences.

 

Biografia do Autor

Emilson Braga Santana, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana. E-mail: santana.emilson@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4255-8195

Aline Terezinha Walczak, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

E-mail: alinewalczak@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4240-0769

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Docente do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Doutora e Mestra em Educação em Ciências, Licenciada em Química. E-mail: fabianesilva@unipampa.edu.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0608-4490

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos