Figuras geométricas planas na Educação Infantil: contribuições do Fiplan na ampliação dos saberes docentes

Flat geometric figures in Early Childhood Education: Fiplan's contributions to the expansion of teaching knowledge

Autores

Resumo

Este texto, que é um relato de experiência, descreve as contribuições do recurso didático Fiplan na ampliação dos saberes docentes de uma professora de uma turma do Infantil V sobre figuras geométricas planas que vivenciou uma formação continuada. A investigação, de natureza qualitativa, aconteceu em 3 (três) fases: observação do cotidiano da sala de atividades; entrevista com a docente; formação continuada com estudo, planejamento, implementação e avaliação de atividades utilizando o Fiplan. Os resultados revelam que a professora começou a propor às crianças experiências relacionadas com as figuras geométricas planas, utilizando materiais que expressem as suas características. A realização desta pesquisa evidenciou a importância de momentos formativos associados à prática pedagógica, visando à proposição de situações favoráveis à construção do pensamento geométrico das crianças.

Palavras-chave: Educação Infantil; Geometria; Saberes Docentes.

 

Abstract

This text, which is an experience report, describes the contributions of the didactic resource Fiplan in the expansion of the teaching knowledge of a teacher in a class of Infantil V about flat geometric figures who experienced continued training. The investigation, of a qualitative nature, took place in 3 (three) phases: observation of the daily activities room; interview with the teacher; continuing education with study, planning, implementation and evaluation of activities using Fiplan. The results reveal that the teacher started to propose to the children experiences related to flat geometric figures, using materials that express their characteristics. The realization of this research showed the importance of training moments associated with pedagogical practice, aiming at proposing situations favorable to the construction of children's geometric thinking.

Keywords: Child education; Geometry; Teaching Knowledge.

Biografia do Autor

Tauane Gomes Moreira, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará – UFC, no eixo temático Aprendiz, Docência e Escola vinculado à linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia, na UFC. É professora no Colégio Batista Santos Dumont em uma turma do 4º ano e membro do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br).

E-mail: tauanegomes1008@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2809-346X

Paulo Meireles Barguil, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Computação (1990), licenciado em Pedagogia (1994), mestre (1999) e doutor (2005) em Educação. Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará – UFC, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação – FACED, pesquisa os seguintes temas: Educação Matemática, currículo, didática, saberes docentes, formação de professores e espaço escolar (www.paulobarguil.pro.br). Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da FACED/UFC, no eixo temático Aprendiz, Docência e Escola, da linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br).

E-mail: paulobarguil@ufc.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4155-5494

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos