Figuras geométricas planas na Educação Infantil: contribuições do Fiplan na ampliação dos saberes docentes
Flat geometric figures in Early Childhood Education: Fiplan's contributions to the expansion of teaching knowledge
Resumo
Este texto, que é um relato de experiência, descreve as contribuições do recurso didático Fiplan na ampliação dos saberes docentes de uma professora de uma turma do Infantil V sobre figuras geométricas planas que vivenciou uma formação continuada. A investigação, de natureza qualitativa, aconteceu em 3 (três) fases: observação do cotidiano da sala de atividades; entrevista com a docente; formação continuada com estudo, planejamento, implementação e avaliação de atividades utilizando o Fiplan. Os resultados revelam que a professora começou a propor às crianças experiências relacionadas com as figuras geométricas planas, utilizando materiais que expressem as suas características. A realização desta pesquisa evidenciou a importância de momentos formativos associados à prática pedagógica, visando à proposição de situações favoráveis à construção do pensamento geométrico das crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil; Geometria; Saberes Docentes.
Abstract
This text, which is an experience report, describes the contributions of the didactic resource Fiplan in the expansion of the teaching knowledge of a teacher in a class of Infantil V about flat geometric figures who experienced continued training. The investigation, of a qualitative nature, took place in 3 (three) phases: observation of the daily activities room; interview with the teacher; continuing education with study, planning, implementation and evaluation of activities using Fiplan. The results reveal that the teacher started to propose to the children experiences related to flat geometric figures, using materials that express their characteristics. The realization of this research showed the importance of training moments associated with pedagogical practice, aiming at proposing situations favorable to the construction of children's geometric thinking.
Keywords: Child education; Geometry; Teaching Knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 285
- pdf downloads: 378