Entre estantes e documentos: os acervos de Manaus e as possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas histórico-educacionais

Entre estantería y documentos: las colecciones de Manaus y las posibilidades para el desarrollo de la investigación histórico-educativo.

Autores

Resumo

Trata-se de um inventário parcial dos acervos de quatro instituições de Manaus (Biblioteca Pública do Amazonas, Arquivo Público do Estado do Amazonas, Museu Amazônico e Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas). Buscou-se mapear as fontes que podem potencializar projetos investigativos sobre a história da educação no Amazonas, entre a segunda metade do séc. XIX e início do séc. XX. A elaboração desse inventário resulta do contato com os estudos ligados à História Cultural e das pesquisas que temos realizado nos acervos destas instituições. O inventário permite o conhecimento dos acervos documentais selecionados e o potencial elucidativo que eles guardam para a compreensão de alguns aspectos da história da educação no Amazonas, neste período. Indica alguns desafios para tornar possível o diálogo de  professores e jovens pesquisadores (da graduação e pós-graduação) com estes acervos.

Palavras-chave: Acervos; Fontes; História da Educação; Amazonas.

 

Resumen

La investigación es un inventario parcial de las colecciones de cuatro instituciones en Manaus Manaus (Biblioteca Pública de Amazonas, Archivo Público del Estado de Amazonas, Museo Amazónico e Instituto Histórico y Geográfico de Amazonas). Se buscó mapear las fuentes que puedan potenciar proyectos de investigación sobre la historia de la educación en Amazonas, a lo largo de la segunda mitad del siglo XIX y principios del XX. La elaboración de este inventario resulta del contacto con estudios relacionados con la Historia Cultural y de las investigaciones que hemos realizado en las colecciones de estas instituciones. El inventario permite conocer las colecciones documentales seleccionados y el potencial explicativo que ellos guardan para la comprensión de algunos aspectos de la historia de la educación en Amazonas, en este período. Indica algunos desafíos para hacer posible el diálogo entre profesores e investigadores jóvenes (graduación y posgrado) con estas colecciones.

Palabras clave: Colecciones; Fuentes; Historia de la Educación; Amazonas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Humberto Alves Corrêa, Faculdade de Educação - Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação, Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, membro do Grupo de Pesquisa Formação e práxis do(a) Educador(a) frente aos Desafios Amazônicos. 

Email: parachac@hotmail.com    Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6114-9886

Roberta Silveira de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e práxis do(a) Educador(a) frente aos Desafios Amazônicos.

Email: rsaprf@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7043-1234

Downloads

Publicado

26/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 148
  • pdf downloads: 155

Como Citar

ALVES CORRÊA, C. H.; SILVEIRA DE ANDRADE, R. Entre estantes e documentos: os acervos de Manaus e as possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas histórico-educacionais: Entre estantería y documentos: las colecciones de Manaus y las posibilidades para el desarrollo de la investigación histórico-educativo. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3961. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos