O paciente como fonte de informação na medicina baseada em evidências (MBE): um olhar para a educação médica
The patient as a source of information in evidence-based medicine (EBM): a look at medical education
Resumo
Este artigo busca compreender o paciente como fonte de informação na medicina baseada em evidências, por meio de uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Medicina do estado do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2011). Foram examinados, minuciosamente, as disciplinas e seus ementários, com o intuito de verificar a abordagem da relação médico-paciente na formação de médicos no RS. O referencial teórico buscou autores que abordassem as temáticas da educação médica, da medicina baseada em evidências e do paciente como fonte de informação na relação com o sujeito médico. Os resultados da investigação, em seis universidades públicas e seis privadas, demonstram diferenças significativas na inserção de disciplinas que abordem as práticas baseadas em evidências, considerando o método clínico centrado no indivíduo biopsicossocial. Os dados apontam para a necessidade de se repensar a educação médica e as práticas pedagógicas de formação e desempenho clínico do sujeito médico na contemporaneidade, em virtude das transformações decorrentes dos processos infocomunicacionais entre médicos e pacientes.
Palavras-chave: Educação Médica; Medicina Baseada em Evidências; Relação Médico-Paciente.
Abstract
Through this article, the objective is to understand the patient as a source of information in evidence-based medicine, through an analysis in the pedagogical projects of undergraduate medical courses in Rio Grande do Sul (RS). It is a qualitative research, whose production of data took place through a content analysis, based on Bardin (2011). Disciplines and commentaries were thoroughly examined in order to verify the approach of the doctor-patient relationship in the training of doctors in RS. The theoretical framework sought authors who approached the themes of medical education, evidence-based medicine and the patient as a source of information in the relationship with the medical subject. The results of the investigation, in six public and six private universities, demonstrate significant differences in the insertion of disciplines that address evidence-based practices, considering the clinical method centered on the biopsychosocial individual. The data point to the need to rethink medical education and the pedagogical practices of training and clinical performance of the medical subject today, due to the transformations resulting from the infocommunication processes between doctors and patients
Keywords: Medical Education; Evidence-Based Medicine; Doctor-Patient Relationship.
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