Inclusão, formação de educadores e direitos humanos: (im)pertinências?

Inclusion, teacher education and human rights: (im)pertinences?

Autores

  • Rosi Giordano rosegiordano@ufpa.br
    Universidade Federal do Pará

Resumo

O artigo apresenta e (re) visita resultados do nosso fazer docente na disciplina Educação Inclusiva a partir da replicação da pesquisa Preconceito em relação aos ‘incluídos’ na educação inclusiva (CROCHÍK, 2008). Moveu-nos, inicialmente, considerar a possibilidade de uma educação voltada à emancipação. Do ponto de vista do método, partimos do quadro de referências da Teoria Crítica da Sociedade, fazendo uso de instrumentos de pesquisa quantitativos e qualitativos. Ao revisitar os resultados da pesquisa, reafirmamos as (im)pertinências entre, de um lado, os limites – em suas atuais configurações – da educação inclusiva e da precarização do processo de formação de professores e, de outro, os dos direitos humanos no contexto recente da organização socioeconômica e cultural da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Educação Inclusiva e formação de educadores; Direitos Humanos; Teoria Crítica da Sociedade.

 

Abstract

The article presents and (re) visits results of our teaching practice in the Inclusive Education discipline based on the replication of the research Prejudice in relation to the 'included' in inclusive education (CROCHÍK, 2008). Initially, we were moved to consider the possibility of an education aimed at emancipation. From the point of view of the method, we start from the framework of references of the Critical Theory of Society, making use of quantitative and qualitative research instruments. Reviewing the results of the investigation, we reaffirm the (im) pertinence between, on the one hand, the limits - in their current configurations - of inclusive education and the precariousness of the teacher training process and, on the other, those of human rights in the context of the socio-economic and cultural organization of Brazilian society.

Keywords: Inclusive education and teacher education; Human rights; Critical Theory of Society.

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Biografia do Autor

Rosi Giordano, Universidade Federal do Pará

Bacharel e licenciada em Filosofia (PUCSP), mestre em Educação (PUCSP) e doutora em Psicologia (USP). É docente da Universidade Federal do Pará. Foi docente na PUCSP e em escolas do Ensino Médio (São Paulo). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. Atua nas áreas de Filosofia, Psicologia e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Filosofia, História, Indivíduo, Memória e Cultura na Amazônia (FHIMCA) e pesquisadora dos Grupos de Pesquisa NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar (UFMS) e Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito (UNIFESP).  E-mail: rosegiordano@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1871-2650

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Publicado

01/05/2021
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Como Citar

GIORDANO, R. Inclusão, formação de educadores e direitos humanos: (im)pertinências? : Inclusion, teacher education and human rights: (im)pertinences?. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3918. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos