Prática como componente curricular em cursos de licenciatura em Química: estado do conhecimento - aprendendo com outros pesquisadores

Practice as a curricular component in undergraduate courses in Chemistry: state of knowledge - learning from other researchers

Autores

Resumo

O estudo consiste no Estado do Conhecimento, que trata como a Prática como Componente Curricular é desenvolvida nas licenciaturas em Química. O objetivo é inventariar como artigos publicados em periódicos/eventos tratam da Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura em Química. A busca deu-se no Banco de Dados do Google Acadêmico, com os descritores: Prática como Componente Curricular e licenciatura em Química, no período de 2012 a 2020. Na pesquisa avançada, encontramos seis artigos, dois publicados em eventos e quatro em periódicos, com os descritores nos títulos. Os trabalhos contemplam todas as regiões do país e investigam documentos das licenciaturas em Química. As formas de oferta da Prática como Componente Curricular variam de IES e cursos, não há padrão para a distribuição das 400h, havendo diversidade nas abordagens epistemológicas e teórico-práticas.

Palavras-chave: Prática como componente curricular; Formação inicial de professores; Licenciatura em Química.

 

 

Abstract  

The study consists of the State of Knowledge, which deals with how Practice as a Curricular Component is developed in chemistry degrees. The objective is to inventory how articles published in journals/events deal with Practice as a Curricular Component in undergraduate courses in Chemistry. The search took place in the Google Scholar Database, with the keywords: ‘Practice as a Curricular Component’ and ‘degree in Chemistry’, in the period from 2012 to 2020. In the advanced research, it was found six articles (two published in events and four in journals) with those keywords in the titles. The works cover all regions of the country and investigate documents of the degrees in Chemistry. The ways that are offered the Practice as curricular component vary from HEIs and courses, there is no standard for the distribution of 400h, with diversity in epistemological and theoretical-practical approaches.  

Keywords:  Practice as a curricular component; Initial teacher training; Degree in Chemistry. 

Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim - RS

Doutor em Educação pelo PPGEdu/Faced/URGS. Professor nos cursos de licenciatura: Pedagogia e Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza e do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. E-mail: jetori55@yahoo.com.br

https://orcid.org/0000-0001-5099-1138

Emanuelly Wouters, UFFS/Campus Erechim

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha. Professora da Rede Municipal de Panambi. E-mail: emanuellywouters@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-0495-1327

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Publicado

27/07/2021

Edição

Seção

Artigos