Eu e o outro: um relato de experiência sobre o trabalho pedagógico escolar com às semelhanças e diferenças individuais

Me and the other: an experience report on pedagogical work with similarities and differences at school

Autores

Resumo

Este estudo propõe o relato de experiências realizadas durante atividades de intervenção pedagógicas em uma escola pública na cidade de Curitiba/PR. Estas ocorreram no âmbito do projeto de extensão “Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar na UFPR”. No ano de 2018, foi realizada uma dinâmica intitulada “Eu e o outro: Valores e respeito às semelhanças e as diferenças”, atividade através da qual objetivou-se abordar aspectos importantes do autoconhecimento e do convívio com às semelhanças e diferenças. Os tópicos teórico-metodológicos empregados tangenciam pesquisas de cunho qualitativo, vinculadas aos campos de estudos constituídos no feminismo e nos estudos gênero. As discussões apontam para a necessidade formativa inicial e continuada de professores em temáticas relativas a questões de gênero e pluralidade sociocultural, diante a diversidade e as adversidades do cotidiano escolar.

Palavras-chave: Gênero; Escola; Formação Docente.

 

Abstract

This study proposes the report of experiences carried out during pedagogical intervention activities in a public school in the city of Curitiba / PR. Those that occurred within the scope of the extension project “Planning in the Organization of School Pedagogical Work at UFPR”. In 2018, a dynamic was held entitled “Me and the other: Values ​​and respect for similarities and diferences", an activity that aimed to address important aspects of self-knowledge and living with similarities and differences. The theoretical and methodological aspects used are related to qualitative research linked to the fields of studies constituted by feminism and gender studies. The discussions point to the initial and continuing training need of teachers on issues related to gender and socio-cultural plurality issues, in view of the diversity and adversities of school routine.

Keywords: Genre. School. Teacher Education.

 

 

 

Biografia do Autor

Kevin Lino de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Desenvolveu esta pesquisa como bolsista junto ao projeto de extensão universitário: “Planejamento na Organização do Trabalho Pedagógico Escolar (DEPLAE/UFPR), na UFPR nos anos de 2017-2018. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

E-mail: kevin-lion13@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3932-1122

Léia de Cássia Fernandes Hegeto, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação realizado no programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cultura Escola e Ensino. Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM). Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no curso de Pedagogia da UFPR.

E-mail: leiahegeto@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1388-9561

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos