Economia da sobrevivência: do controle curricular aos corpos ingovernáveis

Survival economics: from curriculum control to ungovernable bodies

Autores

  • João Paulo Lopes dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo é problematizar tensões que envolvem o currículo. Se ele é produto de políticas que respondem às demandas conservadoras e neoliberais, cujas tentam silenciar a diferença; ele também é o próprio lugar da diferença, com possibilidades reais de rupturas. Para uma discussão conceitual, parto das rédeas normativas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), cuja Diretriz III do Art. 2º apresenta apagamentos da diferença, bem como lacunas capazes de fazê-la emergir. Assim questiono: que afetações as políticas curriculares alicerçadas nos princípios neoliberais/conservadores incidem na circularidade da diferença no acontecimento escolar? Como possibilidade metodológica, assumo a perspectiva pós-estruturalista da filosofia butleriana com a noção de enquadramento. Apesar da tentativa de controle, os currículos são passíveis de escapes, inviabilizando, por isso, o controle da diferença.

Palavras-chave: Currículo; Diferença; Enquadramento.

 

 

Abstract

The purpose is to problematize tensions that involve the curriculum. If it is the product of policies that respond to conservative and neoliberal demands, whose attempts to silence the difference; it is also the place of difference, with real possibilities of ruptures. For a conceptual discussion, I start from the normative reins of the National Education Plan (2014-2024), whose Guideline III of Art. 2 presents erasures of the difference, as well as gaps capable of making it emerge. So I ask: what affects do the curricular policies based on neoliberal / conservative principles affect the circularity of the difference in the school event? As a methodological possibility, I take the post-structuralist perspective of butlerian philosophy with the notion of framing. Despite the attempt to control, the curricula are subject to escape, making unfeasible, therefore, the difference control.

Keywords: Curriculum; Difference; Framework.

Biografia do Autor

João Paulo Lopes dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPEd/UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Subjetividade e Diferença – ProPEd/UERJ.

E-mail: jpaulouerj@gmail.com          ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5582-8097

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Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos