A presença indígena na Universidade Estadual de Feira de Santana: do ingresso à permanência
The indigenous presence at the State University of Feira de Santana: from admission to permanence
Resumo
O presente artigo buscou mapear a presença indígena na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no semestre letivo 2018.2, contextualizando os estudantes em relação aos cursos/áreas de conhecimento, origem geográfica e socioeconômica, etnias, idade, assim como as motivações para a escolha do curso de graduação. Foram utilizados dados produzidos a partir de informações institucionais, relatório das políticas de ações afirmativas da UEFS (2007-2017) e questionário estruturado sobre a vida estudantil, aplicado a 29 estudantes. Entre os resultados obtidos, o estudo demonstrou que a instituição possui diversidade étnica, que os estudantes pertencem aos Povos Indígenas do , são jovens e de ambos os sexos. Isso nos levou a refletir sobre a importância de ampliar a visibilidade sobre a diversidade cultural no seio da universidade, fortalecendo as políticas de permanência.
Palavras-Chave: Estudantes Indígenas, Política de Ações Afirmativas, Ensino superior.
Abstract
This article sought to map the indigenous presence at the State University of Feira de Santana (UEFS) in the academic semester 2018.2, contextualizing the students in relation to the courses/areas of knowledge, geographic and socioeconomic origin, ethnicities, age, as well as the motivations for the choice of undergraduate course. Data produced from institutional information, a report on the affirmative action policies of UEFS (2007-2017) and a structured questionnaire on student life, applied to 29 students. Among the results obtained, the study demonstrated that the institution has ethnic diversity, that students belong to the Northeast Indigenous Peoples, are young and there is male and female equity. This led us to reflect on the importance of increasing the visibility of cultural diversity within the university, strengthening the permanence policies.
Key-Words: Indigenous Students; Affirmative Action Policy; Higher Education.
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