Implicações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas práticas pedagógicas desse nível de ensino

Implications of the National High School Exam (ENEM) on Pedagogical practices of this level of education

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar a influência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no desenvolvimento das práticas pedagógicas neste nível de ensino. Realizamos uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico em livros e periódicos científicos, a fim de verificar o que se tem escrito a respeito dessa temática. Apresentamos discussões de como o ENEM tem influenciado o currículo no ensino médio e o desenvolvimento das práticas docentes nesta etapa da educação básica. Descrevemos programas implantados pelo governo federal que utilizam as notas do ENEM como um dos critérios para o acesso à educação superior, tais como: ProUni, Fies, SiSU e graduação em Portugal. Este estudo indica que o ENEM tem norteado o currículo no ensino médio, no qual os docentes desenvolvem práticas pedagógicas pautando-se nas competências e habilidades previstas na matriz de referência do exame.

Palavras-chave: ENEM; Ensino Médio; Práticas Pedagógicas.

 

Abstract

The objective of this article is to evidence the influence of the National High School Exam (ENEM) in the development of the pedagogical practice on this level of education. Exploratory research with a bibliographic survey in books and periodicals were made, aiming to verify what has been writing about this thematic. Discussions about how ENEM influenced the high school curriculums, the development of teaching practice is presente in this school stage. We described implanted programs developed by the federal government that use the ENEM scores as a superior school access criteria, such: ProUni, Fies, SiSU and, graduation in Portugal. This study indicates that ENEM has influenced the high school curriculum because students become involved in pedagogical practices thinking about the skills demanded in the exam.

Keywords: ENEM; High School; Pedagogical Practices.

Biografia do Autor

Valdiceia Moreira Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso-Unemat. Mestranda em Educação pela Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini”, em Cáceres-MT. É professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT)  E-mail: valdiceiamax@gmail.com

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0002-8610-1333

Heloisa Salles Gentil, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Universitário “Jane Vanini”, em Cáceres-MT; Professora Sênior do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação (PPGEdu), da UNEMAT, na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas.

E-mail: logentil2@gmail.com    Orcid-ID: http://orcid.org/0000-0001-8299-208X

 

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Publicado

01/05/2021

Edição

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Artigos