Fábulas de escola: e se a meninada toda fizesse algazarra, restaria algo do controle?

Fables of school: what if the kids made a racket, would there be any control left?

Autores

Resumo

Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa com turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia em Cariacica/ES. Visto que a pesquisa teve por objetivo produzir fábulas sobre as insurreições estudantis que extrapolam os limites do controle dentro das escolas, viu-se a necessidade de usar a própria fabulação deleuzo-bergsoniana como um método interventivo. Assim, considerando o contexto de enfraquecimento da educação pública e os ataques às ciências humanas, o artigo apresenta fábulas insurrecionais produzidas nesses encontros que, a todo o momento, fazem multiplicar os possíveis modos de existência do corpo no interior de uma escola. Aponta, por fim, para a possibilidade de fazer da fabulação um modo de afirmar a vida na escola. A fabulação acontece no real e vai muito além da lógica de controle.

Palavras-chave: Fabulação; Insurreição; Escola Pública.

 

Abstract

Methodologically, a research was accomplished with classes of 6th and 7th grades of a public Elementary School on the outskirts of Cariacica/ES. Since the research aimed to produce fables of the student insurrections that go beyond the limits of control inside schools, it was necessary to use the deleuzo-bergsonian fabling itself as an interventionist method. Thus, considering the context of weakening of the public education and the attacks on human sciences, the article presents insurrectionary fables crafted in these encounters that, at all times, multiply the possible ways of the body's existence inside a school. It points, therefore, to the possibility of making fabling a way to affirm the life in school. Fabling takes place in reality and goes far beyond the logic of control.

Keywords: Fabling; Insurrection; Public School.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steferson Zanoni Roseiro, UFES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professor da Educação Básica na Rede de Ensino de Cariacica-ES.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1424-2281

Contato: zanoniroseiro@gmail.com

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 131
  • pdf downloads: 127

Como Citar

ZANONI ROSEIRO, S. Fábulas de escola: e se a meninada toda fizesse algazarra, restaria algo do controle? Fables of school: what if the kids made a racket, would there be any control left? . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3756. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos