Mediação familiar no processo de assistência infantil de meios audiovisuais: pesquisa de campo com alunos do ensino público do interior do Rio de Janeiro

Autores

  • Alexandre Farbiarz alexandre.farbiarz@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense
  • Paula Ceccon Thurler ceccon.paula@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense

Resumo

Family mediation in children’s audiovisual contents watching process: field research with students from public education in Rio de Janeiro countryside

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, analisa a produção de sentidos de um grupo de alunos de uma escola municipal do interior do Rio de Janeiro, a partir de conteúdos audiovisuais assistidos por eles em seu cotidiano, na TV e na Internet. Busca-se abordar as menções à mediação familiar que apareceram no discurso das crianças sobre o que assistem. As reflexões apresentadas tiveram como base pesquisa de campo realizada na escola em 2017, com 48 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise do resultado do campo, verificou-se a relevância das mediações nos processos comunicativos das crianças, assumindo que elas carregam fortes relações com os sentidos produzidos a partir dos conteúdos assistidos.

Palavras-chave: audiovisual; mediação familiar; cotidiano infantil.

 

Abstract

This article, part of a wider research, aims to analyze the meaning production of a group of students from a municipal school in Rio de Janeiro countryside regarding the audiovisual content they watch in their daily lives - whether on TV or on the Internet. It seeks to address the emergence of family mediation in the discourse of children on what they watch. The proposed reflections were based on field research conducted at the school in 2017, with 48 students from the 3rd year of Elementary School. Through the analysis of the field results, we verified the relevance of the mediations in the children's communicative processes, observing that mediations carry strong relations with the senses produced from the contents watched.

Keywords: audiovisual; familiar mediation; children's daily life.

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Biografia do Autor

Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio, Mestre em Educação e Linguagem pela USP. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense e do curso de Graduação em Jornalismo da mesma instituição. Coordenador do grupo de pesquisas educ@midías.com – Educação para as Mídias em Comunicação (PPGMC/UFF), e do grupo de pesquisa DeSSIn - Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (PPGDesign/PUC-Rio). Pesquisador das áreas de: Educomunicação, educação crítica para as mídias, discursos e linguagens, comunicação visual. E-mail: alexandre.farbiarz@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2237-7074

Paula Ceccon Thurler, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Mídia em Cotidiano pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF), jornalista, formada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma universidade. Pesquisadora do LaPA, Laboratório de Pesquisas Aplicadas do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, e do grupo de pesquisa educ@mídias.com - Educação para as Mídias em Comunicação, ambos vinculados ao PPGMC, foi orientada pelo prof. Dr. Alexandre Farbiarz durante o Mestrado. E-mail: ceccon.paula@gmail.com.  

Orcid: (https://orcid.org/0000-0002-5968-2697

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Publicado

13/12/2019
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Como Citar

FARBIARZ, A.; THURLER, P. C. Mediação familiar no processo de assistência infantil de meios audiovisuais: pesquisa de campo com alunos do ensino público do interior do Rio de Janeiro. Revista Cocar, [S. l.], n. 7, p. 47–69, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2790. Acesso em: 29 abr. 2024.