ProFuturo nas escolas estaduais de Sergipe e suas implicações nas práticas pedagógicas com crianças

ProFuturo in state schools in Sergipe and its implications for pedagogical practices with children

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas, ProFuturo

Resumo

Este artigo objetiva discutir o ProFuturo na rede estadual de ensino, em Sergipe, e suas implicações nas práticas pedagógicas com crianças, considerando as políticas públicas de implantação das tecnologias digitais e práticas abertas, colaborativas e autorais nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa, qualitativa, tem como base epistemológica a multirreferencialidade. Os achados foram produzidos na pesquisa-formação junto a professores e alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais. Os principais dispositivos foram: Infográfico e Guia de Integração do ProFuturo, observação interativa e app-diário. Os resultados apontam o desenvolvimento de práticas pedagógicas em padrões fechados, uma limitada interação e autonomia docente nos planejamentos, mediação e produção de conhecimentos, condicionando docentes e discentes aos usos e apropriações do digital enquanto meio facilitador de resolução de questionários, limitando a criatividade das crianças em seus processos autorais.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; Práticas pedagógicas; ProFuturo.

 

Abstract

This article aims to discuss the ProFuturo program within the state public education network in Sergipe and its implications for pedagogical practices with children, taking into account public policies for the implementation of digital technologies, as well as open, collaborative, and creative practices in the early years of elementary education. This qualitative research is epistemologically grounded in multireferentiality. The findings emerged from research-training conducted with teachers and students in the early years of elementary school. The main instruments used were: the ProFuturo Infographic and Integration Guide, interactive observation, and a diary app. The results indicate the development of pedagogical practices based on closed models, with limited interaction and teacher autonomy in planning, mediation, and knowledge production. This situation constrains both teachers and students to use digital tools primarily as facilitators for answering questionnaires, limiting children’s creativity in their authorial processes.

Keywords: Digital technologies. Pedagogical practices. ProFuturo.

 

 

 

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Biografia do Autor

Camila Gomes Santos da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VIII. Especialista em Gestão Educacional e em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Concluiu o curso de Formação de Professores Médio - Normal no Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus (2013). Possui cursos de LIBRAS e atuação na Educação de Surdos na modalidade EJA. Membro dos grupos de Estudos e Pesquisas ECult/UFS/CNPq e FORPEC/UNEB/CNPq. Tem interesse por pesquisas que dialogam nas seguintes áreas: Educação, Culturas Digitais, Inclusão Digital, Culturas Infantis e aprendizagens mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Narrativas Digitais, Literatura Digital, Formação de Professores, Educação On-line, Práticas Educacionais Abertas (PEA), Recursos Educacionais Abertos (REA), Autorias Colaborativas e Currículo. E-mail: camylagomess@live.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2802-4576

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Educação (Proped/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS). Professora visitante na Universidade Rovuma, Moçambique. Coordenadora do Laboratório CoLab Humanidades Digitais, Inclusão, Sustentabilidade e Inovação – Edital Capes Pró-equipamentos 92024-2025). Foi coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Campus. Prof. Alberto Carvalho da UFES (2021-2023). Atualmente, é Coordenadora Adjunta no PPGED; Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do DED/UFS. Na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Avaliadora ad hoc do GT 16 – Educação e Comunicação desde 2012. Membro titular do Comitê Cinetífico do GT16 da ANPEd (2023-2025), onde anteriormente foi Coordenadora de 2021 a 2023. Membro do Conselho Editorial dos periódicos: Revista Interfaces Científica Educação e do Journal of Research and Knowledge Spreading, e do Conselho Científico do Internet Latent Corpus Journal. Atua ainda como avaliadora ad hoc para a CAPES, FAPITEC/SE e CNPq. Tem projetos de pesquisa, publicações e orientações na Pós-graduação em Educação investigando principalmente os seguites temas: educação, tecnologias da informação e comunicação, interatividade, formação de professor, culturas digitais, cibercultura, pensamento computacional e inteligência artificial. Membro fundadora da Rede Internacional de Ações em Educação (RIA) e coordenadora dessa Rede na UFS desde abril de 2020 na pandemia de covid-19, inicialmente com o nome REDE RIA40tena. Pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisa AI Worldwide: Education, Language Society da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq). E-mail: slucena@academico.ufs.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1636-7707

 

Sandra Virginia Correia de Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com pós-doutorado em Tecnologias, Linguagens e Educação (UFS). Mestra em Letras (UFS). Graduada em Letras (UFS) e em Pedagogia (Unicesumar). Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura (Ages); em Docência e Tutoria em Educação a Distância (Unit-SE); e em Tecnologias em Educação, (PUC-Rio). Exerceu o cargo de Diretora (2006/2008) e Coordenadora de Ensino (2009). Atuou também como professora do Ensino Médio da rede CNEC no município de Tobias Barreto (1995-2010) e como tutora no polo de Apoio Presencial da Universidade Tiradentes em Tobias Barreto-SE (2006-2014) e pelo Cesad/UFS (2018). Atualmente é professora das redes Estadual, no Ensino Médio, e Municipal, no Ensino Fundamental Final, em Tobias Barreto. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais - Ecult(UFS/CNPq). Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior-GEES (UFS/CNPQ). Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia - Nuca (UFS/CNPQ). E-mail: professandra20@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0129-056X

 

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Publicado

21/10/2025

Como Citar

GOMES SANTOS DA SILVA, C.; LUCENA, S.; CORREIA DE ANDRADE SANTOS, S. V. ProFuturo nas escolas estaduais de Sergipe e suas implicações nas práticas pedagógicas com crianças: ProFuturo in state schools in Sergipe and its implications for pedagogical practices with children . Revista Cocar, [S. l.], n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10990. Acesso em: 7 dez. 2025.