ProFuturo nas escolas estaduais de Sergipe e suas implicações nas práticas pedagógicas com crianças
ProFuturo in state schools in Sergipe and its implications for pedagogical practices with children
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas, ProFuturoResumo
Este artigo objetiva discutir o ProFuturo na rede estadual de ensino, em Sergipe, e suas implicações nas práticas pedagógicas com crianças, considerando as políticas públicas de implantação das tecnologias digitais e práticas abertas, colaborativas e autorais nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa, qualitativa, tem como base epistemológica a multirreferencialidade. Os achados foram produzidos na pesquisa-formação junto a professores e alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais. Os principais dispositivos foram: Infográfico e Guia de Integração do ProFuturo, observação interativa e app-diário. Os resultados apontam o desenvolvimento de práticas pedagógicas em padrões fechados, uma limitada interação e autonomia docente nos planejamentos, mediação e produção de conhecimentos, condicionando docentes e discentes aos usos e apropriações do digital enquanto meio facilitador de resolução de questionários, limitando a criatividade das crianças em seus processos autorais.
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Práticas pedagógicas; ProFuturo.
Abstract
This article aims to discuss the ProFuturo program within the state public education network in Sergipe and its implications for pedagogical practices with children, taking into account public policies for the implementation of digital technologies, as well as open, collaborative, and creative practices in the early years of elementary education. This qualitative research is epistemologically grounded in multireferentiality. The findings emerged from research-training conducted with teachers and students in the early years of elementary school. The main instruments used were: the ProFuturo Infographic and Integration Guide, interactive observation, and a diary app. The results indicate the development of pedagogical practices based on closed models, with limited interaction and teacher autonomy in planning, mediation, and knowledge production. This situation constrains both teachers and students to use digital tools primarily as facilitators for answering questionnaires, limiting children’s creativity in their authorial processes.
Keywords: Digital technologies. Pedagogical practices. ProFuturo.
Downloads
Referências
ARDOINO, J. Nota a propósito das relações entre a abordagem multirreferencial e a análise institucional (história ou histórias). In: BARBOSA, Joaquim. Gonçalves. (org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, p. 42-49, 1998.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico] : Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso: 25 abr. 2022.
BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. Política educativa e cultura digital entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 499-521, maio/ago. 2015ª.
BONILLA,M. H. S.; PRETTO, N. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. In: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Em Aberto. Brasília, v. 28, n. 94, p. 23-40, jul./dez. 2015b.
Guia de Integração de Programas. disponível em: 1e5adb7e-c5bf-4e8c-b57b-2f96d460362c (seduc.se.gov.br). Acesso: 04 jul. 2023.
LUCENA, S.; SANTOS, E. APP-DIÁRIO na formação de pesquisadores em Programa de Pós-Graduação em Educação. Revista Educação Unisinos, v. 23 n. 4, p. 658-671, out./dez., 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.234.04. Acesso: 10 dez. 2022.
LUCENA, S.; ACCORSI, F.; ALMEIDA, L. Experiências formativas em tempos de pandemia: práticas pedagógicas na educação on-line. In: PORTO, C.; CHAGAS, A.; CONCEIÇÃO, V. (org.). Educiber: Os ciberdispositivos como mediadores na educação. Aracaju: EDUNIT, 2021.
MACEDO, R. S. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília, DF: LiberLivro, 2010.
MACEDO, R. S. Etnopesquisacrítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Liber Livro, 2006.
MACEDO, R. S.. Por uma epistemologia complexa e multirreferencial nos meios educacionais. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (org). Reflexão em torno da multirreferencialidade. São Carlos: UFS Car, 1999.
PRETTO, NL., and ASSIS, A. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, N., and
SILVEIRA, SA., orgs. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
SILVA, Camila Gomes Santos da. “Criar histórias com os amigos é muito divertido, a gente aprende e também ensina”: práticas educacionais abertas e autorias colaborativas com crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20182. Acesso em: 01 jan. 2025
SILVEIRA, S. A. de. Implicações sociais e educacionais dos padrões e formatos abertos. In: Em Aberto. Brasília, v. 28, n. 94, p. 71-80, jul./dez. 2015.
SOUSA, J. de. A. Práticas Educacionais Abertas: perspectivas e práticas docentes na educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília. Brasília, DF., 2022. Disponível em: Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43485?locale=pt_BR. Acesso em: 01 set. 2023.




















