Tensões pela organização curricular do Ensino Médio: integração e contextualização para um mundo desconhecido

Tensions in High School curriculum organization: integration and contextualization for an unknown world

Autores

Palavras-chave:

Políticas de currículo; Reforma do Ensino Médio; Desconstrução.

Resumo

Este artigo problematiza as propostas de reorganização curricular do Ensino Médio brasileiro a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, inspirada nas ideias de Jacques Derrida. Discute que a reforma curricular opera como uma promessa de produção de sujeitos aptos a atuarem em um mundo incerto, mas o faz com base em uma lógica de controle e racionalização do conhecimento, via interdisciplinaridade e contextualização. Por meio da análise de documentos oficiais, o texto defende que a proposta de superação do currículo disciplinar é mobilizada por pressupostos que tendem a limitar a autonomia das escolas e a pluralidade de experiências contextuais.

Palavras-chave: Políticas de currículo; Reforma do Ensino Médio; Desconstrução.

 

Abstract

This article problematizes the proposals for reorganizing the Brazilian High School curriculum from a post-structuralist perspective inspired by the ideas of Jacques Derrida. It argues that the curriculum reform operates as a promise to produce subjects capable of acting in an uncertain world, but it does so based on a logic of control and rationalization of knowledge, through interdisciplinarity and contextualization. Through the analysis of official documents, the article argues that the proposal to overcome the disciplinary curriculum is driven by assumptions that tend to limit the autonomy of schools and the plurality of contextual experiences.

Keywords: Curriculum policies; High School reform; Deconstruction.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Hugo Heleno Camilo Costa, UERJ

Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da (PRoPEd/UERJ). Doutor em Educação pela UERJ. Lidera o Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUS) e é Secretário-geral da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Atua nos campos do currículo, ensino de Geografia e formação docente, com foco em políticas de currículo, conhecimento, subjetividade e cultura. Tem pesquisas financiadas pelo CNPq, Faperj e UERJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8833-976X. E- mail: hugoguimel@gmail.com / hugo.costa@uerj.br

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Publicado

10/10/2025

Como Citar

COSTA, H. H. C. Tensões pela organização curricular do Ensino Médio: integração e contextualização para um mundo desconhecido: Tensions in High School curriculum organization: integration and contextualization for an unknown world. Revista Cocar, [S. l.], n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10880. Acesso em: 7 dez. 2025.