Reforma do Ensino Médio: tentativas e tensões
High School reform: attempts and tensions
Palavras-chave:
Ensino Médio; Política de currículo; Por vir.Resumo
A proposta deste artigo é pensar sobre a recente Reforma do Ensino Médio no Brasil, percorrendo sua trajetória histórica, desde a configuração em Projeto de Lei em 2013 até as últimas reformulações da reforma em 2025, passando pelos antagonismos associados às negociações sobre os sentidos disseminados pelos diversos textos dessa legislação educacional. Nesse propósito, busca-se refletir o quanto o relatório referente às profissões do futuro, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, é performático, bem como o quanto ele transborda no que diz respeito a questões apenas descritivas e calculadas. Destaca-se, no texto, a fragilidade e a precariedade de todo planejamento. Para tanto, traz-se a noção derridiana de por vir, como uma ideia de plenitude nunca alcançada, mas na qual se investe.
Palavras-chave: Ensino Médio; Política de currículo; Por vir.
Abstract
This article aims to reflect on the recent High School Reform in Brazil, tracing its historical trajectory from its initial configuration as a Bill in 2013 to the latest reformulations of the reform in 2025, including the antagonisms related to the negotiations around the meanings disseminated through various texts of this educational legislation. In this context, the article seeks to examine how the report on the jobs of the future, published by the World Economic Forum, is performative, as well as how it overflows beyond merely descriptive and calculated issues. The text highlights the fragility and precariousness of any planning. To this end, it draws on Derrida’s notion of the future-to-come, understood as an idea of plenitude never fully achieved, but nevertheless invested in.
Keywords: High School; Curriculum Policy; Future-to-come.
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