O Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro: o projeto da ONG JA Rio de Janeiro para os Itinerários Formativos
High School in the state of Rio de Janeiro: the JA Rio de Janeiro NGO project for the Learning Pathways
Palavras-chave:
Redes políticas; Instituições filantrópicas; Itinerários Formativos.Resumo
Neste artigo, discutimos a atuação da Organização Não Governamental (ONG) JA Rio de Janeiro na “implementação” do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro. A instituição atua diretamente nas escolas da rede pública, em convênio com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). O objetivo foi analisar como essa atuação se acentuou a partir da reforma do Ensino Médio promovida pela Lei nº 13.415/2017. Utilizou-se como ferramenta analítica as redes políticas de Ball (2014), com foco nas produções da ONG JA Rio e da Seeduc-RJ no período de 2017 a 2024. Trata-se de um recorte de uma rede maior que se organizou a partir do Novo Ensino Médio. Concluiu-se que a política de reestruturação do Ensino Médio proporcionou uma acentuação das parcerias público-privadas e reforçou o discurso de um Ensino Médio ineficiente na formação do sujeito, em relação ao empreendedorismo de si e à preparação para o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Redes políticas; Instituições filantrópicas; Itinerários Formativos.
Abstract
This article discusses the role of the Non-Governmental Organization (NGO) JA Rio de Janeiro in the “implementation” of the Brazilian New High School in the state of Rio de Janeiro. The institution works directly in public schools through an agreement with the State Department of Education of Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). The objective was to analyze how this role intensified following the High School reform introduced by Law no. 13,415/2017. As an analytical tool, Ball’s (2014) policy networks framework was used, focusing on the productions of the JA Rio NGO and Seeduc-RJ from 2017 to 2024. This study is a segment of a broader network that was structured around the New High School. It was concluded that the High School restructuring policy fostered a rise in public-private partnerships and reinforced the discourse of an inefficient High School model in preparing students for self-entrepreneurship and the labor market.
Keywords: Political networks; Philanthropic institutions; Formative Pathways.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Aparecida. Percursos da reforma do ensino médio no estado do Rio de Janeiro. In: KÖRBES, Clecí; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SILVA, Monica Ribeiro da; BARBOSA, Renata Peres (org.). Ensino médio em pesquisa. Curitiba: CRV, 2022. pp. 61-74.
ARAUJO, Hellen Gregol. A nova filantropia e a Base Nacional Comum Curricular: a política investigada por redes. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/18131/5/Tese%20-
%20Hellen%20Gregol%20Ara%C3%BAjo%20-%202022%20-%20Completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.
ARAUJO, Hellen Gregol; LOPES, Alice Casimiro. Ações de redes políticas na pandemia: defendendo a aprendizagem e apagando contexto. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-27, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61412/43314. Acesso em: 8 jul. 2024.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. Manifesto oficial contrário ao documento orientador de políticas para Educação Básica/Ensino Médio (BNCC). ANPEd, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://abdcurriculo.com.br/wp-content/uploads/2021/12/ANPEd_ABdC_contraBNCC-EMago2018final.pdf. Acesso em: 26 jan. 2025.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO et al. Carta Aberta pela revogação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). ANPEd, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://mst.org.br/wp-content/uploads/2022/08/CARTA-ABERTA-EM-DEFESA-DA-REVOGAC%CC%A7A%CC%83O-DA-REFORMA-DO-ENSINO-ME%CC%81DIO_final.pdf. Acesso em: 19 jan. 2025.
AVELAR, Marina; BALL, Stephen. J. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: the mobilization for the national learning standards. Brazil International Journal of Educational Development, [s. l.], v. 64, p. 64-73, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.09.007
BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BALL, Stephen J. What is policy? 21 years later: reflections on the possibilities of policy research. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, [s. l.], v. 36, n. 3, p. 306-313, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/01596306.2015.1015279
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis Nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 35, p. 1-3, 17 fev. 2017.
BRASIL. Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [2024]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14945.htm. Acesso em: 30 dez. 2024.
CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora Cristina. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285-293, maio/ago. 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 31 dez. 2024.
CHAVES, David; MOTTA, Vânia Cardoso da; GAWRYSZEWSKI, Bruno. Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 3, p. 1-21, jul./set. 2020.
CRUZ, Priscila. Por que a escola do seu filho é chata? UOL, [s. l.], 24 ago. 2016. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/colunas/priscila-cruz/2016/08/24/por-que-a-escola-do-seu-filho-e-chata.htm. Acesso em: 12 jul. 2023.
CUNHA, Romulo. Especialistas criticam mudanças nas grades curriculares provocadas pelo Novo Ensino Médio. O dia, Rio de Janeiro, 6 fev. 2024. Disponível em: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2024/02/6785780-especialistas-criticam-mudancas-nas- grades-curriculares-provocadas-pelo-novo-ensino-medio.html. Acesso em: 12 jul. 2024.
EM PARCERIA COM A SEEDUC-RJ, ONG JA Rio de Janeiro lança edição 2024 do projeto Trilha Empreendedora. 96.5 tupi.fm. Rio de Janeiro, 4 de março de 2024.
Disponível em: https://www.tupi.fm/sentinelas/em-parceria-com-a-seeduc-rj-ong-ja-rio-de- janeiro-lanca-edicao-2024-do-projeto-trilha-empreendedora/. Acesso em: 7 de jul. 2024.
FERRETI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt. Acesso em: 31 dez. 2024.
JA RIO DE JANEIRO. 2022 Relatório final: Trilha Empreendedora. Rio de Janeiro: ONG JA Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://jarj.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Trilha-empreendedora-relatorio-final-2022.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025.
JA RIO DE JANEIRO. 8 razões para a sua empresa investir na educação por meio de uma organização social. ONG JA Rio, Rio de Janeiro, 17 jan. 2024. Disponível em: https://jarj.org.br/8-razoes-para-a-sua-empresa-investir-na-educacao-por-meio-de-uma- organizacao-social/. Acesso em: 9 jul. 2024.
LOPES, Alice Casimiro; CRAVEIRO, Clarissa; CUNHA, Viviane Peixoto da. O Novo Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Educação do Rio de Janeiro: diferenças
Contextuais. Revista de Educación, [s. l.], n. 31, p. 241-273, 2024. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/7756/7983. Acesso em: 3 mar. 2025.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1530-1555, out./dez. 2014.
MACEDO, Elizabeth. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./maio 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.967
PROGRAMA DESENVOLVIDO em escolas estaduais quer combater evasão ensinando cultura empreendedora. Rio de Janeiro, 2020. 1 vídeo (38 min 24 s). Publicado pelo canal: Fórum da Alerj de Desenvolvimento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kQ7bmZVoPfI&t=290s. Acesso em: 11 jul. 2024.
RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução SEEDUC nº 6.035, de 28 de janeiro de 2022. Fixa diretrizes para implantação das matrizes curriculares para a educação básica nas unidades escolares da rede pública e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1, Rio de Janeiro, RJ, n. 023, p. 17-42, 4 fev. 2022.
RIO DE JANEIRO (Estado). Resolução SEEDUC nº 6.313. de 27 de dezembro de 2024. Institui as matrizes de transição do ensino médio no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1, Rio de Janeiro, RJ, n. 241, p. 49-76, 30 dez. 2024.
RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Educação. Projeto de Vida: identidade. Orientação para planos de aulas. 1º ano, 1º semestre. Caderno do professor. Rio de Janeiro: Seeduc, 2023.
SHIROMA, Eneida. Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 5, e2014425, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14425.003
SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, belo Horizonte, 34, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/?lang=pt#. Acesso em: 7 jul. 2024.
SILVA, Mônica Ribeiro da; ARAÚJO, Marcos Lima de. Educação na contramão da democracia – a reforma do ensino médio no Brasil. Revista Trabalho Necessário, Brasília, v. 19 n. 39, p. 6-14, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50143/29237. Acesso em: 2 fev. 2025.
SILVA, Mônica Ribeiro da; KRAWCZYK, Nora Rut; CALÇADA, Guilherme Eduardo Camilo. Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349271803por
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação Já. Panorama da Educação Básica. Estados. Rio de Janeiro. [S. l.]: Todos pela Educação, jan. 2023. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2023/01/panorama-rio-de-janeiro-2023.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.




















