Notas críticas acerca da Reforma do Ensino Médio: por um outro modo de pensar currículo
Notas críticas sobre la Reforma de La Educación Secundaria: por una forma diferente de pensar el currículo
Palavras-chave:
Currículo; Reforça do Ensino Médio; Diferença.Resumo
O objetivo deste texto é destacar notas críticas elaboradas pela via pós-estruturalista a respeito do Novo Ensino Médio. Tomando como base referências curriculares e pesquisadores afinados à leitura ontológica pós-fundacional, ressaltamos a potência de pensar o currículo enquanto política cultural. Questões como cultura, diferença e alteridade nos são caras e com elas observamos os sentidos de currículo e de formação articulados pela via da política mobilizada pela Base Nacional Curricular Comum. Conforme leituras do campo, visamos mais ampliar os sentidos obstaculizados do que reforçar a defesa de idealismos e/ou de projeções sedimentadas de currículo. Entendemos que a crítica se dá de outro modo, assim como a nossa maneira de fazer política.
Palavras-chave: Currículo; Reforça do Ensino Médio; Diferença.
Resumen
El objetivo de este texto es destacar notas críticas elaboradas desde la vía postestructuralista respecto de la Nueva Educación Secundaria. Tomando como base referentes curriculares y investigadores en sintonía con la lectura ontológica postfundacional, destacamos la potencia de pensar el currículo como una política cultural. Cuestiones como la cultura, la diferencia y la alteridad nos son cercanas y con ellas observamos los sentidos del currículo y de la formación articulados a través de la política movilizada por la Base Curricular Nacional Común. A partir de las lecturas de campo, buscamos ampliar los significados obstruidos más que reforzar la defensa de idealismos y/o proyecciones curriculares sedimentadas. Entendemos que la crítica se da de otra manera, como también nuestra manera de hacer política.
Palabras clave: Currículo; Refuerzo de Secundaria; Diferencia.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Ensino médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública. Relatório Final. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED). Manifesto do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio sobre a Medida Provisória. [S. l.], 2016.
AZEVEDO-LOPES, Ronnielle de. Temējakrekatê: gnosecídio, resistência e transcolonialidade dos saberes tradicionais no Vale do Tocantins-Araguaia. Rio de Janeiro: UERJ, 2021.
BALL, Stephen J. The policy process and the process of policy. In: BOWE, Richard; BALL, Stephen; GOLD Anne (orgs.). Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. Londres/Nova Iorque: Routledge, 1992.
BALL, Stephen J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. In: BALL, Stephen J. Education Reform: A critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BARROS, Iris A.; DIAS, Rosanne E. Entre a BNCC e o sentido de comum: pensando o liberalismo e a democracia. Currículo sem Fronteiras, v.23, p.1-8, 2023.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024): Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 592, de 17 de junho de 2015. Institui Comissão de Especialistas para elaboração da proposta da Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2015.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 set. 2016. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-exposicaodemotivos-151127-pe.html Acesso em: 02 de fev. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 790, de 27 de julho de 2017. Institui o Comitê Gestor da Base Nacional Curricular Comum e reforma do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jul. 2017.
BRASIL, Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm]. Acesso em: 15/04/2025.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 de jan. de 2025.
BRASIL. Orientação pedagógica para trabalho com Projeto de Vida enquanto componente curricular: Diretrizes para elaboração de material pedagógico. 2019.
BRASIL, A Lei nº 14.945 de 2024 de 31 de julho de 2024. Disponível em: [https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2024/lei-14945-31-julho-2024-796017-publicacaooriginal-172512-pl.html]. Acesso em: 15/04/2025.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: A ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: Notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução: Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Ensino Médio: Análise da CNTE sobre a Reforma do Ensino Médio. [S. l.], 2016.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO (FNE). 45ª Nota Técnica: Ensino Médio. Brasília, 2016.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo, Brasília: Intermeios, (Coleção Contrassensos), 2015.
LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, p. 280, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 7-23, 2013.
LOPES, Alice Casimiro. Ensino Médio: criando um projeto moral para gerenciar o futuro dos jovens. Cadernos de Pesquisa, 54, Artigo e11191, 2024. https://doi.org/10.1590/1980531411191.
MACEDO, Elizabeth. BNCC e a Reforma do Ensino Médio. Coletiva, Recife, n. 31, set.out.nov.dez. 2022.
MOUFFE, Chantal. Por um populismo de esquerda. São Paulo: Autonomia Literária, 2015.
OLIVEIRA, Brena Kécia Andrade de; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. Trazendo o contexto para o centro da análise sobre a atuação das políticas: um estudo acerca da reforma do Ensino Médio e da BNCC em escolas do Ceará. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1128-1147, set. /dez. 2021.
POPKEWITZ, Thomas. Números em grades de inteligibilidade: dando sentido à verdade educacional. IN: TURA, Maria de Lourdes e GARCIA, Maria Manuela Alves. Currículo, Políticas e ação docente. Rio de Janeiro, EdUERJ, p.19-50, 2013.
Ribeiro, William de Goes; Azevedo-Lopes, Ronnielle de. Conhecimento-investimento e currículo meritocrático: a projeção utópica liberal da “cultura da excelência” à política curricular no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 659-677, 2017.
Ribeiro, William de Goes; Mendonça, Daniel de. A “inovadora” política angrense e o processo de reestruturação pós BNCC: um estudo da construção discursiva curricular centralizadora no município. Rio de Janeiro, Revista Teias, v. 24, n. 75, p. 111–123, 2023.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (ANDES). Novo Ensino Médio começa a ser implementado a partir de 2022. Brasília, 2021.
SILVA, Mônica. KRAWCZYK, Nora Rut. CALÇADA, Guilherme E. C. Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: O que propõem os currículos das redes estaduais. Educação e Pesquisa, 49, Artigo e271803. 2023. [https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/218603].




















