Hibridismo e disputas pela definição do Ensino Médio no Currículo de Sergipe: analisando traduções da BNCC

Hybridism and disputes over the definition of High School in the Curriculum of Sergipe: analyzing translations of the BNCC

Autores

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular; Currículo de Sergipe; Políticas de Currículo.

Resumo

O trabalho discute de que modo a tradução contextual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do Currículo de Sergipe, participa das disputas políticas pela definição do Ensino Médio no estado. Por meio de uma perspectiva epistemológica pós-estruturalista, recorre a noções de hibridismo e tradução na interpretação das maneiras pelas quais o Currículo de Sergipe buscou adequar-se ao fenômeno da reforma das políticas públicas de currículo baseadas em padrões de aprendizagem, em curso no Brasil, ao traduzir a BNCC no estado. O argumento é o de que o Currículo de Sergipe, ainda que maciçamente orquestrado sob a égide da racionalidade neoliberal, disputou definições em torno do Ensino Médio hibridizando perspectivas curriculares ligadas a bases tradicionais, construtivistas, críticas e pós-críticas, revelando níveis variados de adesão/resistência teórica e política ao funcionamento da norma prescritiva da BNCC.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Currículo de Sergipe; Políticas de Currículo.

 

Abstract

The work discusses how the contextual translation of the Brazilian National Curriculum (BNCC), through the Curriculum of Sergipe, participates in the political disputes for the definition of High School in the state. From a poststructuralist epistemological perspective, the article draws on notions of hybridity and translation to interpret how the Curriculum of Sergipe sought to adapt to the ongoing reform of public curriculum policies based on learning standards in Brazil, by translating the BNCC into the state. The argument is that the Curriculum of Sergipe, although massively orchestrated under the aegis of neoliberal rationality, challenged definitions surrounding high school education by hybridizing curricular perspectives linked to traditional, constructivist, critical, and post-critical frameworks, revealing varying levels of theoretical and political adherence to/resistance with the BNCC's prescriptive norm.

Keywords: Brazilian National Curriculum; Curriculum of Sergipe; Curriculum Policies.

 

 

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Biografia do Autor

Clívio Pimentel Júnior, UFS

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo, Discurso e Educação em Ciências. Dedica-se aos estudos na área de Educação – Currículo, Cultura e Cotidiano escolar; Política de Currículo, Diferença e Ensino de Ciências e Biologia, em abordagens pós-estruturais. E-mail: cpjr@academico.ufs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7544-4496

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Publicado

10/10/2025

Como Citar

PIMENTEL JÚNIOR, C. Hibridismo e disputas pela definição do Ensino Médio no Currículo de Sergipe: analisando traduções da BNCC: Hybridism and disputes over the definition of High School in the Curriculum of Sergipe: analyzing translations of the BNCC. Revista Cocar, [S. l.], n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10861. Acesso em: 7 dez. 2025.