Hibridismo e disputas pela definição do Ensino Médio no Currículo de Sergipe: analisando traduções da BNCC
Hybridism and disputes over the definition of High School in the Curriculum of Sergipe: analyzing translations of the BNCC
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular; Currículo de Sergipe; Políticas de Currículo.Resumo
O trabalho discute de que modo a tradução contextual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do Currículo de Sergipe, participa das disputas políticas pela definição do Ensino Médio no estado. Por meio de uma perspectiva epistemológica pós-estruturalista, recorre a noções de hibridismo e tradução na interpretação das maneiras pelas quais o Currículo de Sergipe buscou adequar-se ao fenômeno da reforma das políticas públicas de currículo baseadas em padrões de aprendizagem, em curso no Brasil, ao traduzir a BNCC no estado. O argumento é o de que o Currículo de Sergipe, ainda que maciçamente orquestrado sob a égide da racionalidade neoliberal, disputou definições em torno do Ensino Médio hibridizando perspectivas curriculares ligadas a bases tradicionais, construtivistas, críticas e pós-críticas, revelando níveis variados de adesão/resistência teórica e política ao funcionamento da norma prescritiva da BNCC.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Currículo de Sergipe; Políticas de Currículo.
Abstract
The work discusses how the contextual translation of the Brazilian National Curriculum (BNCC), through the Curriculum of Sergipe, participates in the political disputes for the definition of High School in the state. From a poststructuralist epistemological perspective, the article draws on notions of hybridity and translation to interpret how the Curriculum of Sergipe sought to adapt to the ongoing reform of public curriculum policies based on learning standards in Brazil, by translating the BNCC into the state. The argument is that the Curriculum of Sergipe, although massively orchestrated under the aegis of neoliberal rationality, challenged definitions surrounding high school education by hybridizing curricular perspectives linked to traditional, constructivist, critical, and post-critical frameworks, revealing varying levels of theoretical and political adherence to/resistance with the BNCC's prescriptive norm.
Keywords: Brazilian National Curriculum; Curriculum of Sergipe; Curriculum Policies.
Downloads
Referências
BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p.99‐116, 2001.
BALL, Stephen. Educação Global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.
BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as Escolas Fazem as Políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. 4ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
CHIZZOTTI, Antônio.; CASALI, Alípio. O Paradigma Curricular Europeu das Competências. Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17528. Acesso em: 12 fev. 2025.
DERRIDA, Jacques. Roundtable on translation. In: J. Derrida. The ear of the other: otobiography, transference, translation. New York, United States: Schocken Books, 1985.
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DOLL JR., William. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GARDUÑO, José María García; HONORATO, Rafael Ferreira de Souza. Processos de hibridização curricular e pedagógica na Íbero-América. Revista e-Curriculum, v. 22, p. 1-22, 2024. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65931. Acesso em: 20 jan. 2025.
GOMIDES, Fernanda de Paula; SOUSA JÚNIOR, Luiz. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: estudo entre São Paulo e Paraíba. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56955. Acesso em: 20 jan. 2025.
GONÇALVES, Bruna de Oliveira. SILVA, José Fernandes da. O sujeito empreendedor de si no Novo Ensino Médio: uma análise a partir do currículo mineiro. Revista Espaço do Currículo, v. 17, n. 3, e 71539, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71539. Acesso em: 21 jan. 2025.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v13i25.995. 21 jan. 2025.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
LOPES, Alice Casimiro. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, 2005. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss2articles/lopes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de Integração Curricular. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de Currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza Martins; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa. A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro; CUNHA, Erika Virgílio Rodrigues; COSTA, Hugo Heleno Camilo. Da recontextualização à tradução: investigando políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 392-410, 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/lopes-cunha-costa.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3, p. 1530-1555, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/21666/0. Acesso em: 20 jan. 2025.
MACEDO, Elizabeth. A teoria do currículo e o futuro monstro. In: Lopes, Alice Casimiro.; Siscar, Marcos. (Orgs.). Pensando a Política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018.
MERCÊS, Jéssica Gomes das; CARMO, Edinaldo Medeiros. As teorias de currículo nos documentos educacionais brasileiros. Revista Espaço do Currículo, v. 17, n. 1, e66076, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.67246. Acesso em: 20 jan. 2025.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A profissão docente no contexto da Nova Gestão Pública no Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; CARVALHO, Luís Miguel; LEVASSEUR, Louis; MIN, Liu; NORMAND, Romuald. (Orgs.). Políticas educacionais e reestruturação da profissão do educador: perspectivas globais e comparativas. Petrópolis: Vozes, 2019.
OTTONI, Paulo. Tradução: a prática da diferença. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
PAULA, Alessandra; SILVA, Francisco Thiago. O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC. Interfaces da Educação, v. 12, p. 686-718, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5950. Acesso em: 20 jan. 2025.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio. Demandas discursivas regulatórias para “fazer a BNCC sair do papel” no Oeste da Bahia. Roteiro, v. 46, p. e23806, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23806. Acesso em: 15 jan. 2025.
PIMENTEL-JÚNIOR, Clívio. Base Nacional Comum Curricular no Oeste da Bahia: políticas
da tradução em relatos de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 901-923, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n2.22. Acesso em: 10 ago. 2024.
PIMENTEL-JUNIOR, Clívio. Política padrão, currículo e ensino de biologia: quais caminhos para a diferença? Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 16, n. nesp.1, p. 649–669, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.956. Acesso em: 07 ago. 2024.
PIMENTEL-JUNIOR, Clívio. Pensar el currículo y la diferencia con Jacques Derrida: différance, hospitalidad incondicional, traducción y el advenimiento del otro. Revista de Educación, v. 15, n. 31.1, p. 107-128, 2024. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/7656. Acesso em: 07 ago. 2024.
SANTOS, João Paulo Lopes. Cumpra-se um Currículo! Redes políticas de governança ao movimento de (re)elaboração dos referenciais curriculares na Bahia. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 34, p. 35-48, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3992. Acesso em: 07 mar. 2025.
SERGIPE. Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura. Currículo de Sergipe: integrar e construir. Ensino Médio. SEDUC, SE: Aracaju, 2022.
SERGIPE. Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura. Resolução Normativa nº 20, de 20 de maio de 2021, Regulamenta a implementação do Currículo do Estado de Sergipe Etapa Ensino Médio nas redes de ensino e nas instituições educacionais integrantes do Sistema de Ensino, e dá providências correlatas. SEDUC, SE: Aracaju, 2021.
SILVA, Paulo Cesar Gomes da; BATISTA, Simone Vieira; LEAL, Cibelle Jovem. Implementação da Base Nacional Comum Curricular na Paraíba: uma análise do ProBNCC. Revista Espaço Currículo, v. 17, n. 3, e71609, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71609. Acesso em: 20 jan. 2025.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
THIESEN, Juares da Silva. Políticas Curriculares de Educação Básica: recontextualização da BNCC no território de Santa Catarina. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 1, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56496. Acesso em: 20 jan. 2025.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.




















