Cenas neoliberais e neoconservadoras no Ensino Médio Capixaba

Neoliberal and neoconservative scenes in high school in Espírito Santo

Autores

Palavras-chave:

Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Ensino Médio Capixaba.

Resumo

O texto emerge da pesquisa “Novas roupas, velhos fios: Neoliberalismo e Neoconservadorismo frente às questões dos Gêneros e Sexualidades no movimento de integralização da escola Manoel Duarte da Cunha (2007 a 2021)”, refletindo lugares nos quais a política de educação neoliberal e neoconservadora ocupam nas projeções desenvolvimentistas capixaba. A metodologia segue cenas etnográficas fantasmáticas (Macedo; Silva 2021) de um dos autores, subsidiadas em análises documentais. Recorrendo à “afetação” (Favret-Saada, 2005) e da “fabulação crítica” (Hartman, 2020). Sem a pretensão de fechar conclusões, guardadas as devidas correspondências com as várias faces do modelo de modernização conservadora hegemonizado no Espírito Santo, políticas curriculares para o Ensino Médio se tornaram um dos pilares de sustentação do modelo de desenvolvimento emergente. Essas políticas justapuseram ativos sociais, identitários e humanos de valor agregado que, combinados, estiveram na “esteira de formação” do indivíduo-máquina-cidadão às “exigências para o século XXI”.

Palavras-chave: Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Ensino Médio Capixaba.

 

Abstract: The text presents dialogues based on the research “New clothes, old threads: Neoliberalism and Neoconservatism in the face of Gender and Sexuality issues in the movement for the integration of the Manoel Duarte da Cunha school (2007 to 2021), reflecting the places in which neoliberal and neoconservative education policies occupy in the civilizing and developmental projections of Espírito Santo. The methodology was based on ethnographic ghost scenes (Silva; Macedo, 2021) by one of the authors, supported by documentary analyses. Also making use of “affectation” (Favret-Saada, 2005) and “critical fabulation” (Hartman, 2020). Without the intention of drawing definitive conclusions, and considering the due correspondences with the various facets of the conservative modernization model hegemonized in Espírito Santo, the curricular policies for High School have become one of the pillars supporting the emerging development model. At the same time, they juxtapose social, identity, and human assets of added value that, combined, were on the “training path” of the individual-machine-citizen to meet the “demands of the 21st century.”

Keywords: Neoliberalism; Neoconservatism; High School in Espírito Santo.

 

 

 

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Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges da Silva, UFF

Doutor em Educação pelo PROPEd/UERJ, mestre em educação pelo PPGEd/UFS, mestre em linguística e línguas indígenas pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor no Departamento de Educação do IEAR/UFF e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB). Atualmente está como professor visitante no PPGEd/UEA. É líder do grupo de pesquisa “Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores(as)”. É Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ (2024-2026).

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5328-7269   E-mail: paulodetassio@uff.id.br

 

Maurício Dias, UFSB

Mestre em Ensino e Relações Étnico-raciais pelo PPGER/UFSB. Licenciado em História pela UNEB/Campus X. É professor na rede estadual do Espírito Santo. É membro do grupo de pesquisa “Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores(as)”.

Orcid: https://orcid.org/0009-0009-3140-5995    E-mail: his_toriaviva@hotmail.com

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Publicado

10/10/2025

Como Citar

SILVA, P. de T. B. da; DIAS, M. Cenas neoliberais e neoconservadoras no Ensino Médio Capixaba: Neoliberal and neoconservative scenes in high school in Espírito Santo . Revista Cocar, [S. l.], n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10857. Acesso em: 16 dez. 2025.