Antagonismos na política curricular do Ensino Médio em tempo integral do Ceará: disputas por sentidos de juventude
Antagonism in the curricular policy of full-time high school in Ceará: disputes over meanings of youth
Palavras-chave:
Ensino Médio; Currículo; Juventude.Resumo
O artigo investiga como os discursos que sustentam a política de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no Ceará articulam sentidos de juventude e buscam produzir hegemonia no campo curricular. Parte-se da compreensão de que a reforma do Ensino Médio, longe de ser neutra, opera como prática discursiva que tenta fixar formas específicas de subjetivação juvenil e organização do conhecimento. Assumindo uma abordagem pós-qualitativa, em diálogo com uma ontologia pós-estrutural e pós-fundacional da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), a pesquisa analisa documentos oficiais como arenas de disputa por significados, evidenciando os deslocamentos, antagonismos e articulações que tentam estabilizar imagens legítimas da juventude na escola pública.
Palavras-chave: Ensino Médio; Currículo; Juventude.
Abstract
This article investigates how the discourses that underpin the Full-Time High School (EMTI) policy in Ceará articulate meanings of youth and seek to establish hegemony in the curricular field. It begins with the understanding that high school reform, far from being neutral, operates as a discursive practice that attempts to establish specific forms of youth subjectivation and knowledge organization. Adopting a post-qualitative approach, in dialogue with a post-structural and post-foundational ontology of Laclau and Mouffe's Discourse Theory (2015), the research analyzes official documents as arenas of dispute over meanings, highlighting the shifts, antagonisms, and articulations that attempt to stabilize legitimate images of youth in public schools.
Keywords: High School; Curriculum; Youth.
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Referências
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