Testes de Apercepção Infantil (CAT-A e CAT-H) na Saúde Mental Infantil: Revisão Sistemática
Child Apperception Tests (CAT-A and CAT-H) in Child Mental Health: Systematic Review
Palavras-chave:
Teste de Apercepção Infantil; Saúde Mental Infantil; Psychodiagnosis.Resumo
A saúde mental infantil é central na psicologia, exigindo instrumentos de qualidade para psicodiagnóstico e inclusão em processos terapêuticos. Testes de Apercepção Infantil são utilizados na identificação de processos psíquicos. A revisão analisou sua aplicabilidade e relevância. A partir do PRISMA, foram revisados estudos da PubMed, APA, Web of Science, Scopus e Embase. Resultados foram organizados em três categorias: conteúdo das respostas e criatividade, representação parental e características de personalidade e psicopatologias. Achados indicam que os CATs são relevantes para avaliação, oferecendo insights sobre desenvolvimento emocional e vínculos familiares. A revisão contribui metodologicamente para a pesquisa, reforçando a necessidade de estudos padronizados e culturalmente sensíveis. Conclui-se que seu uso deve ser contextualizado em uma abordagem integrativa da saúde mental.
Palavras-chave: Teste de Apercepção Infantil; Saúde Mental Infantil; Psychodiagnosis.
Abstract
Child mental health is central in psychology, requiring quality instruments for psychodiagnosis and inclusion in therapeutic processes. Child Apperception Tests are used to identify psychological processes. This review analyzed their applicability and relevance. Following PRISMA, studies from PubMed, APA, Web of Science, Scopus, and Embase were reviewed. Results were categorized into response content and creativity, parental representation, and personality characteristics and psychopathologies. Findings indicate CATs are relevant for assessment, providing insights into emotional development and family bonds. The review contributes methodologically to research, reinforcing the need for standardized and culturally sensitive studies. Their use should be contextualized within an integrative mental health approach.
Keywords: Child Apperception Test; Child Mental Health; Systematic Review.
Downloads
Referências
ABRAMS, D. M. Pathological narcissism in an eight-year-old boy: An example of Bellak's TAT and CAT diagnostic system. Psychoanalytic Psychology, v. 10, n. 4, p. 573, 1993.
ANTONY, S.; RIBEIRO, J. P. A criança hiperativa: uma visão da abordagem gestáltica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, p. 127-134, 2004.
ARMSTRONG, M. A. S. Children's responses to animal and human figures in thematic pictures. Journal of Consulting Psychology, v. 18, n. 1, p. 67, 1954.
BARBIERI, V.; JACQUEMIN, A.; ALVES, Z. M. M. B. Alcances e limites do Psicodiagnóstico Interventivo no tratamento de crianças anti-sociais. Paidéia, v. 14, p. 153-167, 2004.
BELLAK, L. A Guide to the Interpretation of the Thematic Apperception Test: To be Used with the Bellak TAT Blank. Psychological Corporation, 1947.
BELLAK, L.; ABRAMS, D. M. CAT-A: Teste de apercepção infantil (figuras de animais). São Paulo: Vetor, 2010.
BELLAK, L.; BELLAK, S. S. Manual do Teste de Apercepção Infantil Figuras de Animais (Children's Apperception Test - CAT-A). Campinas, SP: Livro Pleno, 1991.
BERMUDEZ, E. A. A.; RIVERA, E. B.; GALEANO, Y. M. G.; SALAS CARMONA, Y. Estructuración de la personalidad en niños y niñas abandonados por sus progenitores. Psicología desde el Caribe, v. 37, n. 3, p. 132-150, 2020.
CHAMBRY, J.; BILLARD, C.; GUINARD, M.; LACAZE, E.; IDIART, M. E.; DELTEIL-PINTON, F.; COHEN DE LARA, A. Attention deficit disorder: multidisciplinary observational study over 1 year. L'Encéphale, v. 37, n. 3, p. 180-190, 2011.
CHAVES, G.; TARDIVO, L. S. D. L. P. C.; ROSA, H. R.; FERREIRA, L. S.; JÚNIOR, A. A. P. Psicodiagnóstico intervencionista en la adolescencia y Test de Apercepción Temática Infantil con Figuras Humanas: aportes a la clínica de la adolescencia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2022.
COUTO, M. C. V.; DELGADO, P. G. G. Crianças e adolescentes na agenda política da saúde mental brasileira: inclusão tardia, desafios atuais. Psicologia Clínica, v. 27, p. 17-40, 2015.
COUTO, M. C. V.; DUARTE, C. S.; DELGADO, P. G. G. A saúde mental infantil na Saúde Pública brasileira: situação atual e desafios. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 30, n. 4, p. 390–398, 2008.
CUSTÓDIO, E. M.; CRUZ, D. O. Avaliação das representações parentais em crianças de idade escolar. Lisboa: Editora Psiquilibrios, 2008.
FRANK, L. K. Projective methods for the study of personality. The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, v. 8, p. 389–413, 1939.
GARDNER, D. R.; HOLMES, C. B. Comparison of the CAT and CAT-H with third grade boys and girls. Psychological Reports, v. 66, n. 3, p. 922, 1990.
GRITTI, A.; DI SARNO, A. M.; COMITO, M.; DE VINCENZO, A.; DE PAOLA, P.; VAJRO, P. Psychological impact of liver transplantation on children's inner worlds. Pediatric Transplantation, v. 5, n. 1, p. 37-43, 2001.
HAWORTH, M. R. Responses of children to a group projective film and to the Rorschach, CAT, Despert Fables and DAP. Journal of Projective Techniques, v. 26, n. 1, p. 47-60, 1962.
HENRY, R. M. Validation of a projective measure of aggression-anxiety for five-year-old boys. Journal of Personality Assessment, v. 45, n. 4, p. 359-369, 1981.
HOAR, M. W.; FAUST, W. L. The Children's Apperception Test: Puzzle and regular form. Journal of Personality Assessment, v. 37, n. 3, p. 244-247, 1973.
KLINE, P.; SVASTE-XUTO, B. The responses of Thai and British children to the Children's Apperception Test. The Journal of Social Psychology, v. 113, n. 1, p. 137-138, 1981.
LAWTON, M. J. Animal and human CATs with a school sample. Journal of Projective Techniques and Personality Assessment, v. 30, n. 3, p. 243-246, 1966.
LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D.; RODRIGUES, R. V.; FERREIRA, E. T. A. Resistências frente à medicalização da existência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 2, p. 158-164, 2019.
LIS, A.; MAZZESCHI, C.; SALCUNI, S.; ZENNARO, A. The children's apperception test evaluation form: initial data. Psychological Reports, v. 96, n. 3, p. 755-768, 2005.
LISBOA, V. C. A.; FELIZOLA, M. C. M.; MARTINS, L. A. N.; TAHAN, S.; NETO, U. F.; MORAIS, M. B. Aggressiveness and hostility in the family environment and chronic constipation in children. Digestive Diseases and Sciences, v. 53, p. 2458-2463, 2008.
LEHMANN, I. J. Responses of kindergarten children to the Children's Apperception Test. Journal of clinical Psychology, v. 15, n. 1, 1959.
MAGNUSSON, D. Some personality tests applied on identical twins. Scandinavian Journal of Psychology, v. 1, n. 1, p. 55-61, 1960.
MISHIMA, F. K. T.; BARBIERI, L. O brincar criativo e a obesidade infantil. Estudos de Psicologia (Natal), v. 14, p. 249-255, 2009.
MOGET, É.; HEENEN-WOLFF, S. Analyse du fonctionnement psychique d’enfants grandissant avec un couple de femmes. Enfances, Familles, Générations, v. 23, p. 34-51, 2015.
MORIARTY, A. E. Normal preschoolers' reactions to the CAT: Some implications for later development. Journal of Projective Techniques and Personality Assessment, v. 32, n. 5, p. 413-419, 1968.
NEURINGER, C.; LIVESAY, R. C. Projective fantasy on the CAT and CAT-H. Journal of Projective Techniques and Personality Assessment, v. 34, n. 6, p. 487-491, 1970.
NEWMARK, C. S.; WHEELER, D.; NEWMARK, L.; STABLER, B. Test-induced anxiety with children. Journal of Personality Assessment, v. 39, n. 4, p. 409-413, 1975.
OCAMPO, M. L. S.; ARZENO, M. E. G.; PICCOLO, E. G. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, v. 372, n. 71, p. 1-9, 2021.
PASSMAN, R. H.; LAUTMANN, L. A. Fathers', mothers', and security blankets' effects on the responsiveness of young children during projective testing. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 50, n. 2, p. 310, 1982.
RABIN, A. I. Children's Apperception Test findings with Kibbutz and non-Kibbutz preschoolers. Journal of Projective Techniques and Personality Assessment, v. 32, n. 5, p. 420-424, 1968.
SCHROTH, M. L. The use of the associative elaboration and integration scales for evaluating CAT protocols. The Journal of Psychology, v. 97, n. 1, p. 29-35, 1977.
SHARAN, P.; MEHTA, M.; CHAUDHRY, V. P. Coping and adaptation in acute lymphoblastic leukemia. The Indian Journal of Pediatrics, v. 62, p. 467-471, 1995.
SILVA, C. dos S.; RODRIGUES, A. L.; ROITBERG, S. E. B. Estudo de caso de paciente com dermatite atópica: uma leitura biopsicossocial. Psicologia, Saúde e Doenças, v. 18, n. 2, p. 389-400, 2017.
SILVA, M. C. D. V. M. TAT: aplicação e interpretação do teste de apercepção temática. São Paulo: EPU, 1989.
SILVERMAN, E. M.; WILLIAMS, D. E. A comparison of stuttering and nonstuttering children in terms of five measures of oral language development. Journal of Communication Disorders, v. 1, n. 4, p. 305-309, 1968
SINGHAL, M.; VAHALI, H. O. Building broken sandcastles: Explorations in play therapy with a sexually abused child. Journal of Indian Association for Child and Adolescent Mental Health, v. 10, n. 2, p. 132-144, 2014.
SISTO, F. F.; BUENO, J. M. H.; RUEDA, F. J. M. Traços de personalidade na infância e distorção e integração de formas: um estudo de validade. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 1, p. 77-84, 2003.
STARACI, S.; MISSONNIER, S.; SOUBIEUX, M. J.; VILLE, Y. Devenir d'une survivance du prénatal dans le cas du syndrome transfuseur-transfusé. La Psychiatrie de l'Enfant, v. 55, n. 2, p. 347-396, 2012.
TONETTO, A. P. M.; GOMES, F. K. T. M.; BARBIERI, V. Emotional development of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Psicologia Clínica, v. 31, n. 3, p. 521-540, 2019.
TSAMPARLI, A.; TSIBIDAKI, A.; ROUSSOS, P. Siblings in Greek families: raising a child with disabilities. Scandinavian Journal of Disability Research, v. 13, n. 1, p. 1-19, 2011.
TUBER, S. Projective Testing as a Heuristic “Snapshot” of Themes in Child and Adult Psychoanalysis: The Case of Lisa. Journal of Infant, Child, and Adolescent Psychotherapy, v. 3, n. 4, p. 486-508, 2004.
TUCKER, J. B.; NIDIFFER, F. D. Psychological evaluation of American children who report memories of previous lives. Journal of Scientific Exploration, v. 28, n. 4, p. 583-594, 2014.
URETMEN, O.; KESIKCI, H.; ERERMIS, S.; KOSE, S.; PAMUKCU, K.; AYDIN, C. Could personality traits modify the response to uncorrected high hyperopia? Journal of American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus, v. 9, n. 5, p. 480-484, 2005.
VARELA-MORAGA, V.; MORALES-DASTRES, P. Exploración de los componentes de la estructura de la personalidad en desarrollo de niños preescolares con antecedente de prematuridad extrema. Revista Chilena de Neuro-Psiquiatría, v. 53, n. 1, p. 8-17, 2015.
WEISSKOPF-JOELSON, E. A.; LYNN, D. B. The effect of variations in ambiguity on projection in the Children's Apperception Test. Journal of Consulting Psychology, v. 17, n. 1, p. 67, 1953.
WENDLAND, J.; GAUGUE-FINOT, J. Development of Affiliative Feelings in Children Placed in Foster Care during or after Infancy. Devenir, v. 20, n. 4, p. 319-345, 2008.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
WINNICOTT, D. W. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
WITHERSPOON, Ralph L. Desenvolvimento de métodos de pontuação objetiva para dados longitudinais de CAT. Journal of Projective Techniques and Personality Assessment , v. 32, n. 5, p. 406-412, 1968.
XAVIER, M. D. F.; VILLEMOR-AMARAL, A. E. D. Avaliação do funcionamento cognitivo por meio do CAT-A: evidências de validade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, p. 38-46, 2013.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 29
- pdf downloads: 26