Usos de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como Apoio Emocional no Contexto Educacional
Uses of Information and Communication Technologies (ICTs) as Emotional Support in the Educational Context
Palavras-chave:
Desafios Emocionais. Tecnologias. EducaçãoResumo
É comum que os estudantes vivenciem desafios emocionais enquanto frequentam as instituições de ensino, o que pode influenciar de forma negativa seus desempenhos acadêmicos, sociabilidade e desenvolvimento individual. Uma das estratégias de enfrentamento para estas questões é o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que oferecem uma série de recursos como jogos, ambientes virtuais, experimentações relacionadas às interações sociais e o aprimoramento de habilidades emocionais e cognitivas. Conclui-se que, ainda que tais aparatos ofereçam inúmeras possibilidades de suporte e mediação no contexto educacional, sua utilização ainda é permeada por dificuldades estruturais e culturais que, uma vez superadas, pode ser crucial na promoção de um ambiente escolar formador de indivíduos engajados na construção de uma sociedade mais saudável.
Palavras-chave: Desafios Emocionais. Tecnologias. Educação.
Abstract
It is common for students to experience emotional challenges while attending educational institutions, which can negatively influence their academic performance, sociability and individual development. One of the strategies for dealing with these issues is the use of Information and Communication Technologies (ICTs), which offer a series of resources such as games, virtual environments, experiments related to social interactions and the improvement of emotional and cognitive skills. It is concluded that, although such devices offer countless possibilities for support and mediation in the educational context, their use is still permeated by structural and cultural difficulties that, once overcome, can be crucial in promoting a school environment that develops individuals engaged in building a healthier society.
Keywords: Emotional Challenges. Technologies. Education.
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