Servidores com deficiência no ensino superior público: barreiras e oportunidades

Employees with disabilities in public higher education: barriers and opportunities

Autores

Palavras-chave:

Comportamento suicida; Redes Sociais; Saúde Mental

Resumo

Por muito tempo, pessoas com deficiência foram excluídas e privadas de oportunidades para se envolverem em ocupações. Movimentos sociais pelos direitos humanos promoveram inclusão, mas ainda faltam oportunidades. No mercado de trabalho, enfrentam dificuldades na admissão, adaptação e permanência. O mesmo ocorre com a acessibilidade arquitetônica, urbana, nos transportes e na comunicação. Este estudo descreve o processo de admissão e acompanhamento de servidores com deficiência em universidades públicas brasileiras, buscando identificar demandas e barreiras no ambiente de trabalho. Foram entrevistados servidores de cinco universidades. Os resultados explicitam número reduzido de servidores com deficiência; barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação; falhas na admissão e acompanhamento, mas também acesso a colegas de trabalho.

Palavras-chave: Pessoas com Deficiência; Ambiente de Trabalho; Inclusão Social.

 

Abstract

For a long time, people with disabilities were excluded and deprived of opportunities to engage in occupations. Human rights social movements promoted inclusion, but opportunities are still lacking. In the labor market, they face difficulties in admission, adaptation, and retention. The same applies to architectural, urban accessibility, transportation, and communication. This study describes the admission and monitoring process of employees with disabilities in Brazilian public universities, aiming to identify demands and barriers in the workplace. Employees from five universities were interviewed. The results highlight a small number of employees with disabilities, attitudinal, architectural, and communication barriers, failures in admission and monitoring, but also access to coworkers.

Keywords: People with Disabilities; Work Environment; Social Inclusion.

 

.

Downloads

Biografia do Autor

Simone Gonzaga França Oscar, Universidade Federal de Minas Geras (UFMG)

Mestre em Estudos da Ocupação pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Geras (UFMG), Belo Horizonte-MG-Brasil. Terapeuta Ocupacional do Departamento de Atenção Saúde Trabalhador da UFMG.

Email: simoneto@ufmg.br Orcid: 0000-0001-9929-1511

Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM

Docente no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde/PPGAS e Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG-Brasil. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG-Brasil. Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trabalho, Participação Social e Saúde (NETRAS) da UFTM.

Email: fabiana.dutra@uftm.edu.br Orcid: 0000-0003-3295-1583

Alessandra Cavalcanti, Universidade Federal de Minas Geras (UFMGl

Docente no Programa de Pós-Graduação Estudos da Ocupação pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Geras (UFMG), Belo Horizonte-MG-Brasil e Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG-Brasil. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), São Carlos-SP-Brasil. Líder do Laboratório Integrado de Tecnologia Assistiva (LITA) da UFTM.

Email: alessandra.cavalcanti@uftm.edu.br Orcid: 0000-0002-2306-2031

Referências

ALEMAN, André; DENYS, Damiaan. Mental health: a road map for suicide research and prevention. Nature, v. 509, n. 7501, p. 421-423, 2014.

ALVES, Flávia Jôse Oliveira et al. The rising trends of self-harm in Brazil: an ecological analysis of notifications, hospitalisations, and mortality between 2011 and 2022. The Lancet Regional Health–Americas, v. 31, 2024.

ARAÚJO, Luciene da Costa; VIEIRA, Kay Francis Leal; COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Suicidal ideation in adolescence: a psychosociologic view in the high school context.

Psico-USF, v. 15, p. 47-57, 2010.

BACHMANN, Silke. Epidemiology of suicide and the psychiatric perspective. International journal of environmental research and public health, v. 15, n. 7, p. 1425, 2018.

BAILEY, Eleanor et al. An enhanced social networking intervention for young people with active suicidal ideation: safety, feasibility and acceptability outcomes. International

journal of environmental research and public health, v. 17, n. 7, p. 2435, 2020.

BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. Dificuldades de alunos ingressantes na universidade pública: alguns indicadores para reflexões sobre a docência universitária. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

BERTOLOTE, José Manoel. O suicídio e sua prevenção. Editora Unesp, 2016.

BOTEGA, Neury José. Comportamento suicida: epidemiologia. Psicologia USP, v. 25, p. 231-236, 2014.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.

CARVALHO, F., & PACHECO, É. Sentidos existenciais manifestos em cartas de suicidas.

Sinapse Múltipla, 5(2), 89, 2016. Recuperado de

https://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/13400

CASTILLO-SÁNCHEZ, Gema et al. Suicide risk assessment using machine learning and

social networks: a scoping review. Journal of medical systems, v. 44, n. 12, p. 205, 2020.

CAVESTRO, Julio de Melo; ROCHA, Fabio Lopes. Prevalência de depressão entre estudantes universitários. Jornal brasileiro de psiquiatria, v. 55, p. 264-267, 2006.

CRUZ, Maria Cristina Natasha Lima et al. Ansiedade em universitários iniciantes de cursos da área da saúde. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 5, p. 14644-14662, 2020.

CUNHA, Vivian Fukumasu da; SCORSOLINI-COMIN, Fabio. The Religiousness/Spirituality Dimension in Clinical Practice: An Integrative Review of the Scientific Literature.

Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, p. e35419, 2019.

DOS SANTOS, Ricardo Augusto et al. Comportamento autodestrutivo e tecnologia de informação e comunicação. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 11, n. 1, p. e6439-e6439, 2023.

FRANKL, Viktor E. et al. Dar sentido à vida: a logoterapia de Viktor Frankl. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.

HAMDAN, Sami; PETERSEIL-YAUL, Temima. Exploring the psychiatric and social risk factors contributing to suicidal behaviors in religious young adults. Psychiatry research, v. 287, p. 112449, 2020.

HEILIGENSTEIN, Eric et al. Depression and academic impairment in college students. Journal of American College Health, v. 45, n. 2, p. 59-64, 1996.

INOUE, Thais Martins; VECINA, Marion Vecina Arcuri. Spirituality and/or religiosity and

health: a literature review. Journal of the Health Sciences Institute, São Paulo, v. 35, n. 2,

p. 127-30, 2017.

JOINER, Thomas E. Why people die by suicide. Harvard University Pres, 2005.

LAM, Linda Chiu-Wa et al. Prevalence, psychosocial correlates and service utilization of depressive and anxiety disorders in Hong Kong: the Hong Kong Mental Morbidity Survey (HKMMS). Social psychiatry and psychiatric epidemiology, v. 50, p. 1379-1388, 2015.

MALTSBERGER, John T.; RONNINGSTAM, Elsa F. Rumpelstiltskin Suicide. Suicidology online, v. 2, 2011.

OLIVEIRA, Márcia Regina de; JUNGES, José Roque. Mental health and

spirituality/religiosity: psychologists' understandings. Estudos de Psicologia (Natal), v. 17,

p. 469-476, 2012.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Mental Health. Mental Health Determinants and Populations, Department of Mental Health and Substance Dependence.

OPHIR, Yaakov et al. Deep neural networks detect suicide risk from textual facebook posts. Scientific reports, v. 10, n. 1, p. 16685, 2020.

PEREIRA, Anderson Siqueira et al. Fatores de risco e proteção para tentativa de suicídio na adultez emergente. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 11, p. 3767-3777, 2018.

RANGELl, C. D. Linguagem e comunicação visual na contemporaneidade: Por uma

pedagogia da visualidade. 108 f. (Mestrado em Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. Campo dos

Goytacazes, Rio de Janeiro, 2007

RECHE, Sérgio Antônio Mendes et al. Significant changes in occupations among college students: a study carried out on a correlated online social network profile. 2024.

REED, Jon. How social media is changing language. Retrieved December, v. 2, p. 2018, 2014.

SANTOS, Cristina Vianna Moreira dos. Sofrimento psíquico e risco de suicídio: diálogo sobre saúde mental na universidade. Revista do NUFEN, v. 11, n. 2, p. 149-160, 2019.

SANTOS, Ricardo Augusto dos, et al. A expressão do comportamento suicida em redes sociais online. 2022.

SSHNEIDMAN, Edwin S. A psychological approach to suicide. In: American Psychological Association Convention, Aug, 1986, Washington, DC, US; This chapter is based upon one of the 1986 Master Lectures that were presented at the aforementioned convention.

American Psychological Association, 1987.

STALLMAN, Helen M. Psychological distress in university students: A comparison with general population data. Australian psychologist, v. 45, n. 4, p. 249-257, 2010.

VANDERWEELE, Tyler J. et al. Association between religious service attendance and lower suicide rates among US women. JAMA psychiatry, v. 73, n. 8, p. 845-851, 2016.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Suicide worldwide in 2019: global health estimates. 2021.

Downloads

Publicado

27/03/2025
Métricas
  • Visualizações do Artigo 19
  • pdf downloads: 18

Como Citar

GONZAGA FRANÇA OSCAR, S.; CAETANO MARTINS SILVA E DUTRA, F.; CAVALCANTI, A. Servidores com deficiência no ensino superior público: barreiras e oportunidades: Employees with disabilities in public higher education: barriers and opportunities. Revista Cocar, [S. l.], n. 34, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10130. Acesso em: 1 abr. 2025.