Servidores com deficiência no ensino superior público: barreiras e oportunidades
Employees with disabilities in public higher education: barriers and opportunities
Palavras-chave:
Comportamento suicida; Redes Sociais; Saúde MentalResumo
Por muito tempo, pessoas com deficiência foram excluídas e privadas de oportunidades para se envolverem em ocupações. Movimentos sociais pelos direitos humanos promoveram inclusão, mas ainda faltam oportunidades. No mercado de trabalho, enfrentam dificuldades na admissão, adaptação e permanência. O mesmo ocorre com a acessibilidade arquitetônica, urbana, nos transportes e na comunicação. Este estudo descreve o processo de admissão e acompanhamento de servidores com deficiência em universidades públicas brasileiras, buscando identificar demandas e barreiras no ambiente de trabalho. Foram entrevistados servidores de cinco universidades. Os resultados explicitam número reduzido de servidores com deficiência; barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação; falhas na admissão e acompanhamento, mas também acesso a colegas de trabalho.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência; Ambiente de Trabalho; Inclusão Social.
Abstract
For a long time, people with disabilities were excluded and deprived of opportunities to engage in occupations. Human rights social movements promoted inclusion, but opportunities are still lacking. In the labor market, they face difficulties in admission, adaptation, and retention. The same applies to architectural, urban accessibility, transportation, and communication. This study describes the admission and monitoring process of employees with disabilities in Brazilian public universities, aiming to identify demands and barriers in the workplace. Employees from five universities were interviewed. The results highlight a small number of employees with disabilities, attitudinal, architectural, and communication barriers, failures in admission and monitoring, but also access to coworkers.
Keywords: People with Disabilities; Work Environment; Social Inclusion.
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