Ensino Superior e saúde mental: reflexões acerca da relação entre modos de subjetivação contemporâneos, sofrimento psíquico e cuidado

Higher education and mental health: reflections on the relationship between contemporary modes of subjectivation, psychological suffering and care

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior; Saúde mental; Cuidado

Resumo

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre a relação entre os modos de subjetivação contemporâneos e a saúde mental no contexto acadêmico, bem como sobre a importância de uma perspectiva ampla de cuidado nesse ambiente. Para isso, são problematizados os modos de subjetivação contemporâneos, que estão intrinsecamente ligados às dinâmicas sociais e culturais vigentes. Tais influências configuram um cenário que intensifica as queixas e demandas relacionadas à saúde mental nesse meio. Desse modo, ressalta-se como as práticas de cuidado podem contribuir para a atenuação do sofrimento psíquico intenso, promovendo um ambiente acadêmico mais saudável e sustentável para todos os envolvidos. Por fim, conclui-se que a cultura do cuidado deve ser institucionalizada nesse espaço, considerando as especificidades de cada realidade institucional, sob uma perspectiva coletiva e interdisciplinar.

Palavras-chave: Ensino Superior; Saúde mental; Cuidado.

 

Abstract

This work presents reflections on the relationship between contemporary modes of subjectivation and mental health in the academic context, as well as on the importance of a broad perspective of care in this environment. To this end, contemporary modes of subjectivation are problematized, which are intrinsically linked to current social and cultural dynamics. Such influences create a scenario that intensifies complaints and demands related to mental health in this environment. In this way, it is highlighted how care practices can contribute to the mitigation of intense psychological suffering, promoting a healthier and more sustainable academic environment for everyone involved. Finally, it is concluded that the culture of care must be institutionalized in this space, considering the specificities of each institutional reality, from a collective and interdisciplinary perspective.

Keywords: Higher education; Mental health; Careful.

 

 

 

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Biografia do Autor

Clara Maria Miranda de Sousa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Psicóloga. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolinadesenvolvendo a pesquisa referente ao Cuidado em Educação. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora no curso de Pedagogia no DCH III - Campus Juazeiro - Universidade do Estado da Bahia. 

 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0967-7790  E-mail: clarasousa.psico@gmail.com



Paulo Henrique Magalhães da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e estagiário da Diretoria de Planejamento e Ensino, vinculada à Pró-reitoria de Ensino da mesma instituição.   Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), pesquisa sobre a experiência de casais petrolinenses durante o ciclo gravídico-puerperal. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8626-8168  E-mail: paulo.magalhaes@discente.univasf.edu.br

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Psicólogo, Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância, Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Associado I da Universidade Federal do Vale do São Francisco,  professor programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco Revasf. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1196-7383   E-mail: marcelo.ribeiro@univasf.edu.br

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Publicado

27/03/2025
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Como Citar

MIRANDA DE SOUSA, C. M.; MAGALHÃES DA SILVA, P. H.; SOUZA RIBEIRO, M. S. de. Ensino Superior e saúde mental: reflexões acerca da relação entre modos de subjetivação contemporâneos, sofrimento psíquico e cuidado: Higher education and mental health: reflections on the relationship between contemporary modes of subjectivation, psychological suffering and care. Revista Cocar, [S. l.], n. 34, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10128. Acesso em: 2 abr. 2025.