Saúde mental, gênero e computação: mapeamento de projetos e iniciativas amazônidas presentes no Instagram

Salud mental, género y Computación: un mapeo de proyectos y iniciativas amazónicas presentes en la red social Instagram

Autores

Palavras-chave:

Saúde Mental; Gênero; Computação

Resumo

Com o objetivo de mapear as iniciativas realizadas na Amazônia brasileira em prol da equidade de gênero na área da Computação e discutir sobre a importância dessas ações para a permanência e promoção de sua saúde mental de mulheres nesta área, foi realizado este estudo. O método utilizado foi a Netnografia, tendo como referência os trabalhos de Soares e Stengel (2021) e Robert Kozinets (2014). Os resultados indicaram que a maioria das iniciativas parte das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e evidenciou a necessidade de novos mapeamentos que se dediquem a analisar quais as ferramentas que esses projetos utilizam para oferecer acolhimento e suporte à saúde mental.

Resumen

Con el objetivo de mapear las iniciativas realizadas en la Amazonía brasileña en favor de la equidad de género en el área de la Computación y discutir la importancia de estas acciones para la permanencia de mujeres en esta área y la promoción de su salud mental, se llevó a cabo este estudio. El método utilizado fue la Netnografía, tomando como referencia los trabajos de Soares y Stengel (2021) y Robert Kozinets (2014). Los resultados indicaron que la mayoría de las iniciativas provienen de Instituciones de Educación Superior (IES) públicas y evidenciaron la necesidad de nuevos mapeos que se dediquen a analizar qué herramientas utilizan estos proyectos para ofrecer acogida y apoyo a la salud mental.

Palabras clave: Salud Mental; Género; Computación.

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Biografia do Autor

Raescla Ribeiro de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED)

Doutoranda e bolsista CAPES no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Educação (PPGE/UFAM). Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (Anhembi) e em Games e Gamificação na Educação (UNINTER). Licenciada em Pedagogia (UFAM) e graduanda em Jogos Digitais (Unicesumar). Professora formadora na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE/DDPM) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

E-mail: raescla.oliveira@ufam.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0354-3900

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista Produtividade CNPq 1D. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM) e em Psicologia (PPGPSI/UFAM). Presidenta da ABRAPSO (2024-2025). Relatora Nacional da Plataforma DHESCA (2023-2024).

E-mail: ioleteribeiro@ufam.edu.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9416-6866

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Publicado

27/03/2025
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Como Citar

RIBEIRO DE OLIVEIRA, R.; RIBEIRO DA SILVA, I. Saúde mental, gênero e computação: mapeamento de projetos e iniciativas amazônidas presentes no Instagram : Salud mental, género y Computación: un mapeo de proyectos y iniciativas amazónicas presentes en la red social Instagram. Revista Cocar, [S. l.], n. 34, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10123. Acesso em: 2 abr. 2025.