A INCLUSÃO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALMEIRIM-PA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9622

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Educação Infantil

Resumo

O presente trabalho intitulado, a inclusão de criança com transtorno do espectro autista no Município de Almeirim-PA: Desafios na prática docente, tem como objetivo principal analisar a inclusão de criança com transtorno do espectro autista na educação infantil e alguns aspectos do processo educacional que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA na educação infantil. De acordo com a Lei N° 12.764, todos os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) devem poder frequentar instituições de ensino regulares, mesmo que, cada autista se apresente de um jeito e cada um receba o diagnóstico num momento diferente. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir o embasamento teórico de alguns autores como: Maria Teresa Egler Mantoan, Vygotsky, Cavalcant, Cunha, Freire e Ferreira. Foi realizado um levantamento dos principais trabalhos sobre a inclusão de crianças autistas na educação infantil, que foi efetivado através de uma busca no google acadêmico em busca de artigos mais atualizados com as palavras-chave autismo + inclusão +educação infantil. Embora o foco da busca tenha se situado em artigos voltados a educação infantil, alguns trabalhos do ensino fundamental foram incorporados nesta revisão pela sua possibilidade de adequação ao mundo da criança que não finda na educação infantil. Conclui-se que para que aconteça uma inclusão com resultados, são vários os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento e o principal é a qualificação do docente que atenderá a criança com TEA na sala regular de Educação Infantil.

Biografia do Autor

Claudia Lima de Souza, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui Pós- Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas- FATECH (2016). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014).Graduada em Licenciatura da computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2017). Especialista em Transtorno do Espectro Autista: Intervenções Multidisciplinares em Contexto Intersetoriais pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é professora na - EMEI Auristela Tavares Bentes - Almeirim-PA.

Manoel Gionovaldo Freire Lourenço, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Manoel Gionovaldo Freire Lourenço (09 de junho de 1960 - 23 de outubro de 2023), era graduado em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1987), Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutor em Ciências (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Foi professor adjunto da Universidade do Estado do Pará. 

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Publicado

02/12/2024
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Como Citar

LIMA DE SOUZA, C.; GIONOVALDO FREIRE LOURENÇO, M. A INCLUSÃO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALMEIRIM-PA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–13, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9622. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9622. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)