A INCLUSÃO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALMEIRIM-PA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9622Palavras-chave:
Autismo, Inclusão, Educação InfantilResumo
O presente trabalho intitulado, a inclusão de criança com transtorno do espectro autista no Município de Almeirim-PA: Desafios na prática docente, tem como objetivo principal analisar a inclusão de criança com transtorno do espectro autista na educação infantil e alguns aspectos do processo educacional que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA na educação infantil. De acordo com a Lei N° 12.764, todos os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) devem poder frequentar instituições de ensino regulares, mesmo que, cada autista se apresente de um jeito e cada um receba o diagnóstico num momento diferente. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir o embasamento teórico de alguns autores como: Maria Teresa Egler Mantoan, Vygotsky, Cavalcant, Cunha, Freire e Ferreira. Foi realizado um levantamento dos principais trabalhos sobre a inclusão de crianças autistas na educação infantil, que foi efetivado através de uma busca no google acadêmico em busca de artigos mais atualizados com as palavras-chave autismo + inclusão +educação infantil. Embora o foco da busca tenha se situado em artigos voltados a educação infantil, alguns trabalhos do ensino fundamental foram incorporados nesta revisão pela sua possibilidade de adequação ao mundo da criança que não finda na educação infantil. Conclui-se que para que aconteça uma inclusão com resultados, são vários os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento e o principal é a qualificação do docente que atenderá a criança com TEA na sala regular de Educação Infantil.
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