A UTILIZAÇÃO DO ARDUINO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.4857Palavras-chave:
Arduino, Educação acadêmica, Ensiso de FísicaResumo
A tecnologia está disponível aos educadores para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas, promovendo um aprendizado mais significativo para seu alunado. Entretanto, diversos fatores contribuem para que suas práticas se tornem pouco atraentes e efetivas. Isso, em muitos casos, é resultado da falta ou do pouco uso de estratégias metodológicas e/ou recursos pedagógicos que integrem as teorias curriculares de sala de aula e a prática laboratorial com as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, esta proposta discute as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de um curso de formação em manuseio e aplicação de Arduino UNO a acadêmicos do curso de Licenciatura em Física da Universidade do Estado do Pará. A pesquisa tem cunho qualiquantitativo, baseada em uma pesquisa exploratória com levantamento de dados adquiridos em pesquisa de campo, fundamentado em materiais bibliográficos e documentais. Para tanto, a coleta de dados utiliza questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas em momentos inicial e final da pesquisa, e o instrumento de análise conta com análise de conteúdo de Bardin. A metodologia possibilita correlacionar conceitos teóricos de Arduino em práticas laboratoriais com viés tecnológico, verdadeiramente estimulantes aos estudantes de Física. Então, as discussões proveram aprofundamentos em áreas afins, como tecnologia de informação e comunicação, num panorama propício a compreender sua relevância social e econômica. Em vista disto, o uso do Arduino atua como um recurso pedagógico facilitador no processo de ensino-aprendizagem, entrelaçando diversos conhecimentos científicos ao ensino de Física.
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