O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR INTERMÉDIO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.4761Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a música. É proveniente do trabalho de conclusão de curso e o objetivo geral do artigo desdobra-se na investigação acerca da música como ferramenta importante no processo de alfabetização e letramento, por meio de suas contribuições dentro e fora da sala de aula, enfatizando os primeiros anos do ensino infantil. Os objetivos específicos dividem-se a partir de uma análise sobre a forma que os docentes envolvem a música no cotidiano escolar, partindo das práticas pedagógicas e descrever quais as suas percepções acerca da forma que a música influência no processo de desenvolvimento dos discentes. Entrelaçado a alfabetização, está o letramento, que segundo Soares (1998) embora sejam processos diferentes, são indissociáveis e caminham juntos. Por isso, o presente artigo buscou fazer um estudo de caso, dentro de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com duas professoras da educação infantil, para investigar, por meio de um questionário digital, o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, buscando relacioná-lo ao uso da música, sob as perspectivas de ambas as docentes, para analisar quais as contribuições desse uso para a leitura, escrita e letramento. Pois sabe-se que a música é um grande instrumento para o desenvolvimento motor, psíquico, sensorial, social da criança, portanto a pesquisa almeja investigar as possíveis contribuições, por intermédio da música, no processo de alfabetização e letramento para reforçar e propagar as conclusões adiante para o maior número de pessoas, dentro e fora da área da educação.
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