SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UM PROJETO DE PESQUISA EM MARABÁ-PA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.3851Palavras-chave:
Ensino de ciências naturais, Formação docente, Inclusão educacionalResumo
Este trabalho tem como propósito analisar a participação de professores e professoras de ciências naturais no projeto de pesquisa “Saberes e práticas da formação docente” desenvolvido por docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Marabá. Os resultados desta análise apontam para a existência de lacunas provenientes das formações iniciais e continuada desses professores e professoras com relação a educação de alunos com deficiência; assim como um sistema educacional com infraestrutura inadequada e ausência de materiais didáticos acessíveis nas áreas das ciências naturais. O projeto de pesquisa, enquanto processo de investigação e de formação de professores, se mostrou eficiente à medida em que proporcionou a troca de experiências e de pensamento crítico que viabilizou o aperfeiçoamento de técnicas de atuação desses professores e professoras frente ao processo de inclusão educacional. Conclui-se que a partir da discussão construída neste trabalho, é possível contribuir para o campo de investigações sobre o contexto educacional de Marabá-PA e de Itupiranga e inspirar outros professores e professoras a partir das experiências aqui relatadas.
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