O ENSINO DA MATEMÁTICA NA 8ª SÉRIE
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9423Keywords:
Matemática, Ensino, Métodos, Reprovação, Aluno, CotidianoAbstract
A origem dessa pesquisa deu-se a partir da leitura da obra "Na vida 10, na Escola 0", na qual se verificou que a disciplina Matemática é o "bicho" que amedronta a maioria dos alunos, demonstrando, estes, dificuldades quanto ao seu aprendizado na escola, porém apresentam grande facilidade em utilizar a mesma no dia-a-dia, embora inconscientemente. Desta forma, questiona-se: como pode um aluno utilizar, como rapidez e facilidade, a matemática em seu cotidiano e, na escola, os índices de notas "baixas" serem altíssimos? Serão os métodos utilizados pelos professores que, embora estejam diante de um outro paradigma, que tem como alavanca a revolução tecnológica, que provoca transformações significativas, não mudam? Que não conseguem ultrapassar o tradicionalismo? Serão os professores, que não saem da mesmice, com exercícios repetitivos e enfadonhos ou são os alunos que não se esmeram, não demonstram interesse? Contudo, esta é uma "eterna" busca de culpados. O que fazer diante desta situação? É a partir dessa inquietação que se desenvolveu este estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, cujos resultados estão aqui sistematizados.
References
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 1988.
BICUDO, Maria Aparecida V. O professor de Matemática nas Escolas de 1º e 2º Graus. In: Educação Matemática. S.P: Moraes, 1988.
CUNHA, Maria Izabel da. O Bom Professor e sua Prática. Campinas: Papirus, 1989.
D’ Ambrósio, Ubiratan. Da realidade à Ação-reflexão sobre Educação Matemática. 2ª Ed. Campinas/SP: Unicamp, 1986.
DANTE, L.R. A Situação Atual do Ensino de Matemática. In: Diagnóstico, Análise, Prognóstico e algumas propostas de solução. Publicação AC IESP, nº 11, 1978. Forense, 1976.
HYMAN, Ronald T. Maneiras de Ensinar. 2ª Ed. New York: Lippincott, 1974.
KARRAHER, Terezinha Nunes et all. Na vida 10, na Escola 0. 7ª Ed. Paulo: Cortez, 1993.
LUNGARZO, Carlos. O que é Matemática. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MELLO, Guiomar Namo de. Educação Escolar: paixão, pensamento e prática. São Paulo: Cortez, 1986.
OLIVEIRA, Marta Koh. In: Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento Sócio-histórico. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 1995. Série: Pensamento e Ação no Magistério.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PIAGET, Jean, Psicologia e Pedagogia. Trad. Dirceu A. Lindoso e Rosa M.R, da Silva. 4ª Ed. Rio de Janeiro, 1987.
RODRIGUES, Neidson. Por uma Nova Escola: o transitório e o permanente na Educação. 8ª Ed. S.P: Cortez/ Autores Associados, 1992.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 9
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 6
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.