O ENSINO DA MATEMÁTICA NA 8ª SÉRIE

Authors

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9423

Keywords:

Matemática, Ensino, Métodos, Reprovação, Aluno, Cotidiano

Abstract

A origem dessa pesquisa deu-se a partir da leitura da obra "Na vida 10, na Escola 0", na qual se verificou que a disciplina Matemática é o "bicho" que amedronta a maioria dos alunos, demonstrando, estes, dificuldades quanto ao seu aprendizado na escola, porém apresentam grande facilidade em utilizar a mesma no dia-a-dia, embora inconscientemente. Desta forma, questiona-se: como pode um aluno utilizar, como rapidez e facilidade, a matemática em seu cotidiano e, na escola, os índices de notas "baixas" serem altíssimos? Serão os métodos utilizados pelos professores que, embora estejam diante de um outro paradigma, que tem como alavanca a revolução tecnológica, que provoca transformações significativas, não mudam? Que não conseguem ultrapassar o tradicionalismo? Serão os professores, que não saem da mesmice, com exercícios repetitivos e enfadonhos ou são os alunos que não se esmeram, não demonstram interesse? Contudo, esta é uma "eterna" busca de culpados. O que fazer diante desta situação? É a partir dessa inquietação que se desenvolveu este estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, cujos resultados estão aqui sistematizados.

Author Biographies

Ana Claudia Serruya Hage, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Ciências da Educação, UAA em Asunción. Mestre em Educação: Ensino Superior e Gestão Universitária, pela Universidade da Amazônia. Especialista em Avaliação e Currículo, pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno e UnB. Professora Assistente III da UEPA.

Fatima Vera Cardoso Figueiredo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1998) e graduação em Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1990). Mestra em Educação pela Universidade de Évora (2011).

Regina Célia Aquino Martins, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação plena em licenciatura em pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1997), especialização em currículo e avaliação na educação básica pela Universidade do Estado do Pará (2000). Atualmente vice-diretora na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Armando Fajardo, da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.

References

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 1988.

BICUDO, Maria Aparecida V. O professor de Matemática nas Escolas de 1º e 2º Graus. In: Educação Matemática. S.P: Moraes, 1988.

CUNHA, Maria Izabel da. O Bom Professor e sua Prática. Campinas: Papirus, 1989.

D’ Ambrósio, Ubiratan. Da realidade à Ação-reflexão sobre Educação Matemática. 2ª Ed. Campinas/SP: Unicamp, 1986.

DANTE, L.R. A Situação Atual do Ensino de Matemática. In: Diagnóstico, Análise, Prognóstico e algumas propostas de solução. Publicação AC IESP, nº 11, 1978. Forense, 1976.

HYMAN, Ronald T. Maneiras de Ensinar. 2ª Ed. New York: Lippincott, 1974.

KARRAHER, Terezinha Nunes et all. Na vida 10, na Escola 0. 7ª Ed. Paulo: Cortez, 1993.

LUNGARZO, Carlos. O que é Matemática. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação Escolar: paixão, pensamento e prática. São Paulo: Cortez, 1986.

OLIVEIRA, Marta Koh. In: Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento Sócio-histórico. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 1995. Série: Pensamento e Ação no Magistério.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PIAGET, Jean, Psicologia e Pedagogia. Trad. Dirceu A. Lindoso e Rosa M.R, da Silva. 4ª Ed. Rio de Janeiro, 1987.

RODRIGUES, Neidson. Por uma Nova Escola: o transitório e o permanente na Educação. 8ª Ed. S.P: Cortez/ Autores Associados, 1992.

Published

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 9
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 6

How to Cite

CLAUDIA SERRUYA HAGE, A.; VERA CARDOSO FIGUEIREDO, F.; CÉLIA AQUINO MARTINS, R. O ENSINO DA MATEMÁTICA NA 8ª SÉRIE. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 39–53, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9423. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9423. Acesso em: 22 nov. 2024.