TRILHAS E TEMAS DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9397

Keywords:

Filosofia da educação, História, Disciplina, Programas

Abstract

Este texto é parte integrante de minha tese de doutorado que visou reconstruir, historicamente, a trajetória da disciplina Filosofia da Educação entre as décadas de 40 a 80 no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), considerando os temas que selecionou ou silenciou nos seus programas de ensino, os seus atores e sua produção teórica. Além disso, a tese fez uma incursão na década de 90 objetivando verificar a situação dessa disciplina a partir da pós-graduação, enfocando basicamente o programa de pós-graduação em Filosofia da Educação da PUC/SP, os debates ocorridos no Grupo de Trabalho (GT) em Filosofia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), das suas pesquisas, eventos e veículos de divulgação. Teoricamente a investigação apoiou-se nos estudos históricos e sociológicos que possibilitam compreender o itinerário das disciplinas, tais como os de André Chervel (1990), Ivor Goodson (1995), Tomaz Popckewitz (1994) e outros.

Author Biography

Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) com Pós-Doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-PT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

References

BOURDIEU, Pierre. 1983. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, pp. 122-155.

CHERVEL, André. 1990. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, nº 2, pp. 177-229.

GADOTTI, Moacir. 1983. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez-Autores Associados.

GOODSON, Ivon. 1995. Currículo teoria e história. Petrópolis: Vozes.

GUARDE, Silvio. 1998. Concepções teóricas e práticas pedagógicas no ensino da filosofia da educação: elementos para discussão de sua identidade. Dissertação de mestrado, Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

RIOS, Terezinha A. 2001. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez.

SANTOS, Lucíola. L. de C. P. 1990. História das disciplinas escolares: perspectivas de análise. Teoria e Educação, Porto Alegre, nº 2, pp. 21-29.

SAVIANI, Dermeval. 1999. Sobre a especificidade do objeto da história da educação. In: Boletim 'história, sociedade e educação', nº 01, ano 01, maio de 1999. HISTEDBR. http://www.fae.unicamp.br.dermeval (acessada em 26.07.2002)

SEVERINO, Antônio J. 1999. Filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI Jr. (org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A., pp. 267-328.

SILVA, Tomaz Tadeu da. 1996. O adeus às metanarrativas educacionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, pp. 236-250.

KONDER, Leandro. 1992. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXl. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

PITOMBO, Maria Isabel M. 1974. Conhecimento, valor e educação em J. Dewey. São Paulo: Livraria Pioneira.

POPKEWITZ, Tomaz S. 1994. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, pp. 173-210.

TOMAZETTI, Elisete. 2000. Filosofia da educação: uma contribuição à compreensão do seu percurso no campo educacional. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, USP/SP.

YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. 1994. Educação e a tradição marxista: a produção educacional marxista no Brasil dos anos 70/80. Tese de doutorado, Programa de Educação: Didática, Faculdade de Educação, USP/SP.

Published

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 5
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 8

How to Cite

BETÂNIA BARBOSA ALBUQUERQUE, M. TRILHAS E TEMAS DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 47–64, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9397. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9397. Acesso em: 24 nov. 2024.