OFICINA FORMATIVA: ENSINANDO CIÊNCIAS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9845Palavras-chave:
Educação, Formação Inicial, Aprendizagem Baseada em Problema, Metodologias Ativas, Educação ReflexivaResumo
Este trabalho analisou de que maneira a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) contribui para a formação inicial de educadores. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa, semelhante à pesquisa-ação. As informações foram coletadas durante uma oficina ofertada aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, localizada na região Transamazônica e Xingu em Altamira Estado do Pará, dentro da disciplina Metodologias do Ensino de Ciências da Natureza, onde professores em formação inicial puderam vivenciar a proposta metodológica. A análise dos resultados, sob a perspectiva dos pesquisadores com foco no ensino, revelou que a inclusão de métodos ativos na formação docente é promissora, pois as reflexões sobre teorias e práticas educacionais de forma integrada e contextualizada sinalizaram possíveis alterações nas futuras decisões pedagógicas.
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