OFICINA FORMATIVA: ENSINANDO CIÊNCIAS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9845

Palavras-chave:

Educação, Formação Inicial, Aprendizagem Baseada em Problema, Metodologias Ativas, Educação Reflexiva

Resumo

Este trabalho analisou de que maneira a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) contribui para a formação inicial de educadores. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa, semelhante à pesquisa-ação. As informações foram coletadas durante uma oficina ofertada aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, localizada na região Transamazônica e Xingu em Altamira Estado do Pará, dentro da disciplina Metodologias do Ensino de Ciências da Natureza, onde professores em formação inicial puderam vivenciar a proposta metodológica. A análise dos resultados, sob a perspectiva dos pesquisadores com foco no ensino, revelou que a inclusão de métodos ativos na formação docente é promissora, pois as reflexões sobre teorias e práticas educacionais de forma integrada e contextualizada sinalizaram possíveis alterações nas futuras decisões pedagógicas.

Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atualmente atua como professor efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará.

Andréia de Oliveira Castro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Pós- graduada em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Naturais: Biologia e Química pelo Centro Universitário Amparense, pós-graduada em Gestão e Educação Ambiiental pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória e  Graduada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente e professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Antônio dos Santos Leonel, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade del Sol (UNADES - Uruguai), especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (FTA), especialista em Linguística Românica, Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Psicanálise, Especialista em Direito Contábil, Especialista em Direito do trabalho e processo trabalhista- Faculdade Única. Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é Professor do Colegiado de Letras/Francês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

Taynná Nayara Barreiros Arrais, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais na área de Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).  Atualmente é professora no ensino regular na Secretária de Educação do Estado do Pará.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A Problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos. Interface (Botucatu), v. 2, n. 2, p.139-154, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08.pdf> Acesso: 16 novembro. 2024

BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Formação de Professores de Biologia, Material Didático e Conhecimento Escolar. Tese Doutorado. Faculdade de Educação, São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2000. Disponível em: <http://www.educadores. diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Biologia/Teses/formacao.pdf> Acesso em: 17 dezembro. 2024.

CARVALHO (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas. Autores associados, 2002.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda; MARTINS, Silvana. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, p. 268-288, 2017.Disponível em: < http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404> Acesso em: 17 dezembro. 2024.

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Goiás, 2011. <http://www.scielo.br/pdf/ep/2011nahead/aop478.pdf> Acesso: 18 dezembro. 2024.

GOLOMBEK, Diego A. Aprender e ensinar Ciências: do laboratório a sala de aula (vice-versa) [tradução Eloisa Cerdan] 2.ed. São Paulo, Sangari Brasil. Fundação Santillana, 2009.

IMBERNÓN. Formação docente e profissional: Formar-se para mudança e a incerteza. Trad. LEITE, Silvana Cobucci. 9ª ed. v.14. São Paulo: Cortez, 2011.

JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e construção do conhecimento na escola1. Educação teorias e práticas, ano 2, nº 2, Universidade Católica de Pernambuco. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7560/7560.PDF> Acesso em:18 dezembro 2024.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 3ª reimpr. São Paulo: 4ª ed. Ver e ampl. Universidade de São Paulo. 2011.

LIBÂNEO. Didática. São Paulo, 2 ed. Cortez, 2013

MARANDINO, Marta. SELLES; Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, Cortez, 2009.

MENDES, Regina; MUNFORD. Danusa. Dialogando com os Saberes –Pesquisa e Prática de ensino na formação de professores de Ciências e Biologia. Revista ensaio. Belo Horizonte, v. 7, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v7n3/1983-2117-epec-7-03-00202.pdf>

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. São Paulo: Papirus, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. Rev. Ténica, FUSARI, José Cerhi. Coleção Docência em Formação: saberes Pedagógicos, 6. ed. São Paulo: Cortes 2010.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómes. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao científico. Trad. Naila Freitas, 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

23/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 40
  • PDF downloads: 19

Como Citar

DOS SANTOS LEONEL, R.; DE OLIVEIRA CASTRO, A.; DOS SANTOS LEONEL, A.; NAYARA BARREIROS ARRAIS, T. OFICINA FORMATIVA: ENSINANDO CIÊNCIAS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–22, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9845. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9845. Acesso em: 2 jan. 2025.