CONSTRUÇÃO DE NÚMERO: REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO “123 AUTISMO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.9656

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Tecnologia Digital, Abordagem Teórica Piagetiana

Resumo

Este estudo tem como base teórica a abordagem piagetiana, no que concerne a construção do conceito de número, está para além da contagem e que depende de cinco elementos, além de outros conceitos. O problema de pesquisa: “como o aplicativo 123 autismo pode contribuir na construção de número, por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme a abordagem piagetiana? Com objetivo de analisar os limites e possibilidades do aplicativo 123 autismo na construção de número por alunos com TEA no Ensino Fundamental. Pautando-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, um estudo descritivo, de natureza aplicada e análise e interpretação de dados tratados pela análise de conteúdo. Nos resultados construímos reflexões acerca do uso, potencialidades e lacunas do aplicativo 123 autismo, na construção do conceito de número aos alunos com TEA, bem como, propomos sugestões didático-pedagógicas a partir da perspectiva teórica piagetiana. Como principais achados, o aplicativo apresenta potencial para o trabalho com os elementos: correspondência termo a termo, seriação e classificação; já as lacunas: o aplicativo não possui embasamento teórico com o trabalho com número; não possui ferramentas para mensurar o aprendizado do aluno; não oferece atividade para o desenvolvimento de inclusão de classes e conservação, conceitos fundamentais para construção do conceito de número podendo levar ao erro da mera memorização de numerais.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Leite Neves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA), especialista em TEA: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais pela Universidade do estado do Pará (UEPA), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora da Rede Estadual de ensino com ênfase na Educação Inclusiva (SEDUC-PA).

Marcelo Marques de Araújo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (REAMEC/UFMT), mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduado em Letras e Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA).

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Publicado

29/12/2024

Como Citar

LEITE NEVES, A. C.; MARQUES DE ARAÚJO, M. CONSTRUÇÃO DE NÚMERO: REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO “123 AUTISMO”. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–26, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9656. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9656. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)