CONSTRUÇÃO DE NÚMERO: REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO “123 AUTISMO”

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9656

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Tecnologia Digital, Abordagem Teórica Piagetiana

Resumo

Este estudo tem como base teórica a abordagem piagetiana, no que concerne a construção do conceito de número, está para além da contagem e que depende de cinco elementos, além de outros conceitos. O problema de pesquisa: “como o aplicativo 123 autismo pode contribuir na construção de número, por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme a abordagem piagetiana? Com objetivo de analisar os limites e possibilidades do aplicativo 123 autismo na construção de número por alunos com TEA no Ensino Fundamental. Pautando-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, um estudo descritivo, de natureza aplicada e análise e interpretação de dados tratados pela análise de conteúdo. Nos resultados construímos reflexões acerca do uso, potencialidades e lacunas do aplicativo 123 autismo, na construção do conceito de número aos alunos com TEA, bem como, propomos sugestões didático-pedagógicas a partir da perspectiva teórica piagetiana. Como principais achados, o aplicativo apresenta potencial para o trabalho com os elementos: correspondência termo a termo, seriação e classificação; já as lacunas: o aplicativo não possui embasamento teórico com o trabalho com número; não possui ferramentas para mensurar o aprendizado do aluno; não oferece atividade para o desenvolvimento de inclusão de classes e conservação, conceitos fundamentais para construção do conceito de número podendo levar ao erro da mera memorização de numerais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Leite Neves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA), especialista em TEA: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais pela Universidade do estado do Pará (UEPA), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora da Rede Estadual de ensino com ênfase na Educação Inclusiva (SEDUC-PA).

Marcelo Marques de Araújo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (REAMEC/UFMT), mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduado em Letras e Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA).

Referências

BRAGA, W. C. Autismo azul e de todas as cores: guia básico para pais e profissionais. São Paulo: Paulinas, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Brasília, 2017.

BRITES, L.; BRITES, C. Mentes únicas. São Paulo: Editora Gente, 2019.

BRUNONI, D. Doenças do cérebro: autismo. 2ª ed. São Paulo: Duetto Editorial, 2012.

CAPUZZO, D. de B.; SAMPAIO, M. A. P.; BRUNO, P. R. M.; IRIGON, S. L de A. Aplicativos educacionais como ferramentas de auxílio ao aluno com autismo: um mapeamento das produções da região norte do Brasil. In: FRANÇA, G.; PINHO, K. R. Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública. Palmas: i-Acadêmica, 2020.

CARMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB.

CARVALHO, L. T.; CUNHA, M. 123 Autismo: Um aplicativo móvel para auxiliar no ensino de habilidades iniciais da matemática a crianças com autismo. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p.1172-1179. Disponível em: http://www.brie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9072 . Acesso em: 10 mar. 2021.

CUNHA, E. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar – ideias e práticas pedagógicas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.

CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 7ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017.

DRAGO, R.; SILVEIRA, L. V. da; BRAVO, D. de O. M. Síndromes: Planejando Ações Pedagógicas Inclusivas. DRAGO, R. (org.).Síndromes: conhecer, planejar e incluir. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

APA. American Psychiatric Association.). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. 5ª. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FIGUEIREDO, J. da G.; PRADO, E. C do. Aplicativo 123 autismo: o uso da tecnologia como recurso pedagógico para crianças com transtorno do espectro autista. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019.

IFRAH, G. Os números: história de uma grande invenção. Tradução Stella Maria de Freitas Senra. 9ª ed. São Paulo: Globo, 1998.

KAMII, C. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina A. de Assis. 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

LACERDA, L. Práticas baseadas em evidências e o autismo. In: LIBERALESSO, P.; LACERDA, L. Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências. 1 ed. Curitiba: Marcos Valentin de Souza, 2020.

LEONARDO, P. P. Construção do Conceito de Número na Educação Infantil: Um caderno didático-pedagógico para professores. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2017.

LIRA, B C. O professor sociointeracionista e a inclusão escolar. São Paulo: Paulinas, 2007.

LUCIAN, B. O.; STUMPF, A. Análise de aplicativos destinados ao aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista. Design e Tecnologia, v. 9, n. 19, p. 43- 65, 2019.

MOREIRA, M. A. Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo, Moraes, 1983.

MORETTI, V. D; SOUZA, N. M. M. de. Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas pedagógicas. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.

PAIVA JUNIOR, F. Pesquisa diz que autismo é 97% genético. Revista Autismo, São Paulo, ano V, nº. 6, p. 40-41, set/out/nov, 2019.

PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Tradução Cristiano Monteiro Oiticica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

SANTOS, J. I. F. dos. Educação especial: inclusão escolar da criança autista. São Paulo: All Print Editora, 2011.

SIQUEIRA, I. C. P. O Uso de Tecnologias na Educação e no Atendimento Educacional Especializado. In: MENEZES, A. M. de C.; MENEZES, S. M. de C. (Orgs.). Inclusão: Material Organizado para Instituições Católicas. 1ª ed. v.2. Brasília: Coletânea ANEC e-Book, 2020.

TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.

WERNER, H. M. L. O processo da construção do número, o lúdico e TICS como recursos metodológicos para criança com deficiência intelectual. 1 ed. Paraná: Programa de Desenvolvimento Educacional, v. 1, 74 p., 2008.

Downloads

Publicado

29/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 4
  • PDF downloads: 2

Como Citar

LEITE NEVES, A. C.; MARQUES DE ARAÚJO, M. CONSTRUÇÃO DE NÚMERO: REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO “123 AUTISMO”. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–26, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9656. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9656. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)