PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A PROMOÇÃO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9631

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Práticas Educacionais, Inclusão

Resumo

O presente artigo trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi analisar as práticas educacionais para promoção de alunos com Transtorno do Espectro Autista em uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Alenquer, Pará. Os objetivos específicos foram analisar se o Projeto Político Pedagógico da escola contempla os alunos com TEA; identificar a formação dos profissionais, as estratégias, adaptações e os recursos pedagógicos e sua contribuição para a inclusão do aluno com TEA; verificar dificuldades e possibilidades dos profissionais em desenvolver práticas educacionais inclusivas junto ao aluno com TEA. Metodologicamente foi aplicado questionário com perguntas abertas, via Google Forms, devido ao período pandêmico por Covid-19, direcionado ao gestor, ao coordenador pedagógico, a professores regentes do ensino regular e do atendimento educacional especializado, num total de onze profissionais. Os resultados permitiram identificar dificuldades em conhecer sobre o TEA, falta de formação continuada, dificuldades em realizar adaptações curriculares. No que se refere a inclusão em trabalhos e projetos, verificamos que em todas as atividades propostas há participação ativa dos alunos com TEA, nesta instituição favorecendo positivamente a socialização dos mesmos.

Biografia do Autor

Nazaré Fagundes de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação - Alenquer/Pará

Graduada em Licenciatura em Educação Física, pela Universidade do Estado do Pará (2007); Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva, pela Universidade Internacional de Curitiba - FACINTER (2008); pós graduada em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2022). Docente da Secretaria Municipal de Educação no município de Alenquer - Pará.

Scheilla de Castro Abbud Vieira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Educação Especial pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Departamento de Educação Especializada (DEES/UEPA). Coordenadora da Especialização em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM 5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BESSA, L.A.S.; MACIEL, R.M. A Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento das Crianças nos Anos Iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 01, Ed. 01, Vol. 12, pp. 59-78, dezembro de 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

_______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de Maio. 2016. Seção 1. p. 44-46

_______. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 de out. 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > Acesso em: 02 Set. 2021.

_______. Lei 13.146, de 2015. Dispõe sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, 6 de jul. 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em: 21 Set. 2021.

________. Declaração de Salamanca. Espanha, 10 Jun. 1994. Disponível em:

< portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf > Acesso em: 8 set. 2021.

_______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

_______. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Brasília: Imprensa Oficial, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 23 ago.

_______. Nota técnica nº 24. Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012 MEC / SECADI / DPEE, 2013.

_______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Autismo: tecnologias e formação de professores de escola pública * 43 Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em tese: revista eletrônica dos pósgraduandos em sociologia política, vol. 2, n.1(3). Santa Catarina, jan-jul, 2005, p.68-80. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976 > Acesso em: 13 Out 2021.

CAPELLINI, V.L.M.F.; RODRIGUES, O.M.P.R. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da Educação Inclusiva, Porto Alegre, v. 32, n. 3.

_________, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades de ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. Tese (Doutorado em Educação Especial) Universidade Federal de São Carlos. 2004.

__________, V. L. M. F.; ZERBATO, A. P. O que é o ensino colaborativo. 1º ed. –São Paulo: Edicon, 2019.

CARVALHO, J. M. (Org.). Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. Vitória: Edufes, 2002.

CARVALHO, R.E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 6ª Ed.porto Alegre:Mediação, 2014.152p.

CUNHA, E. Autismo e Inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 7ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017.

________ . Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar – ideias e práticas pedagógicas. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

________. Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 3 ed. Rio de janeiro: Wak Ed, 2012.

CHIOTE, F.A.B. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2013.

FERRAZ, G. M. Caminho para a construção de um ensino-aprendizagem colaborativo. São Paulo: SE, 2012. p. 101-114.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GOODE, W.J & HATT, P.K. Métodos em pesquisa social. São Paulo, Nacional, 1969.

GOMES, R.C.; NUNES, D. R. P. Interações comunicativas entre uma professora e um aluno com autismo na escola comum: uma proposta de intervenção. Educação e Pesquisa, 2014.

MANJON, D.G. Adaptaciones curriculares: guia para su elaboración. Málaga: ljibe,1995.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: Acesso em: 27 Ago. 2021.

MENEZES, A. R. S. de. Inclusão escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende? 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MINAYO, M. C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MIOTO, R.C.T. & LIMA, T.C.S. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. In: Revista Katál, Florianópolis, v. 10 n. esp. p. 37-45, 2007.

NUNES, D. R. P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial. v. 26, n. 47, p. 557-572. set./dez. 2013, Santa Maria. Disponível em: Acesso em: 27 Ago. 2021.

OLIVEIRA, F. L. Autismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista. Revista Educação Pública. V. 20, n. 34, 08/09/2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br. Acesso em: 27 ago. 2021.

TEIXEIRA, E. As três metodologias: academia, da ciência e da pesquisa. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VIEIRA, S. C. A. A contribuição da tecnologia assistiva para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em ambiente escolar. In: Anais do 7º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016. Campinas, Goloá 2016. Disponível em https://proceedings.science/cbee7/trabalhos/a-contribuicao-da-tecnologia-assistiva-para-inclusao-de-alunos-com-transtorno-do-espectorno-autista?lang=pt-br . Acesso em 28/05/2021.

VITALIANO, C. R.; MANZINI, E. J. A formação inicial de professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: VITALIANO, C. R. (Org.). Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: 2010.

Downloads

Publicado

29/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 59
  • PDF downloads: 12

Como Citar

FAGUNDES DE OLIVEIRA, N.; DE CASTRO ABBUD VIEIRA, S. PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A PROMOÇÃO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–22, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9631. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9631. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)