PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A PROMOÇÃO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9631

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Práticas Educacionais, Inclusão

Resumo

O presente artigo trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi analisar as práticas educacionais para promoção de alunos com Transtorno do Espectro Autista em uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Alenquer, Pará. Os objetivos específicos foram analisar se o Projeto Político Pedagógico da escola contempla os alunos com TEA; identificar a formação dos profissionais, as estratégias, adaptações e os recursos pedagógicos e sua contribuição para a inclusão do aluno com TEA; verificar dificuldades e possibilidades dos profissionais em desenvolver práticas educacionais inclusivas junto ao aluno com TEA. Metodologicamente foi aplicado questionário com perguntas abertas, via Google Forms, devido ao período pandêmico por Covid-19, direcionado ao gestor, ao coordenador pedagógico, a professores regentes do ensino regular e do atendimento educacional especializado, num total de onze profissionais. Os resultados permitiram identificar dificuldades em conhecer sobre o TEA, falta de formação continuada, dificuldades em realizar adaptações curriculares. No que se refere a inclusão em trabalhos e projetos, verificamos que em todas as atividades propostas há participação ativa dos alunos com TEA, nesta instituição favorecendo positivamente a socialização dos mesmos.

Biografia do Autor

Nazaré Fagundes de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação - Alenquer/Pará

Graduada em Licenciatura em Educação Física, pela Universidade do Estado do Pará (2007); Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva, pela Universidade Internacional de Curitiba - FACINTER (2008); pós graduada em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2022). Docente da Secretaria Municipal de Educação no município de Alenquer - Pará.

Scheilla de Castro Abbud Vieira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Educação Especial pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Departamento de Educação Especializada (DEES/UEPA). Coordenadora da Especialização em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

29/11/2024
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Como Citar

FAGUNDES DE OLIVEIRA, N.; DE CASTRO ABBUD VIEIRA, S. PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A PROMOÇÃO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–22, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9631. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9631. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)