ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE CORONA VÍRUS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9601

Palavras-chave:

Alfabetização, TEA, Pandemia, Corona vírus

Resumo

A pandemia de corona vírus trouxe desafios significativos para a alfabetização de estudantes autistas, destacando a necessidade de adaptações educacionais e suporte adicional. O presente estudo objetivou investigar quais estratégias metodológicas de alfabetização foram utilizadas com estudantes que apresentam o Transtorno de Espectro Autista no contexto de pandemia, onde adotou-se o ensino remoto. Trata-se de um estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, para a interpretação e análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo baseados em Bardin (1997,2011) e em Oliveira e Mota Neto (2011) para interpretação e sintetização dos resultados. O estudo evidenciou a ausência de estratégias metodológicas baseadas em evidências científicas para a alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas aulas remotas. Nenhuma das práticas observadas ou relatadas pelos participantes apresentou fundamentação científica comprovada, evidenciando uma lacuna significativa na adoção de abordagens pedagógicas eficazes e embasadas para esse público. Pode-se considerar que a presente pesquisa teve limitações e dificuldades na obtenção de um maior número de sujeitos participantes, no entanto   o estudo alcançou o objetivo proposto ao evidenciar que os docentes utilizaram como estratégia de alfabetização recursos tecnológicos, sem desapegar de antigas metodologias utilizadas antes do ensino remoto.

Biografia do Autor

Barbarela Karina Cardoso Hage, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Educação e Cultura do Pará (IEPA), especialista em Transtorno do Espectro Autista pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente realiza atendimentos Psicopedagógicos com estudantes com transtornos de aprendizagem e desenvolvimento.

Ana Telma Monteiro de Sousa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Gestão Educacional pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro - UTAD (Portugal), mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), especialista em Psicologia da Educação (PUC/BH) e Educação e Informática (UFPA). Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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20/12/2024
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Como Citar

CARDOSO HAGE, B. K.; MONTEIRO DE SOUSA, A. T. ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE CORONA VÍRUS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–19, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9601. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9601. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)