PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9464

Biografia do Autor

Odozina Farias Braga, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará. Especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará e Mestrado em Educação pela Universidade Adventista de São Paulo. Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Estado do Pará.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. Perspectivas Atuais da Pesquisa sobre Docência. IN: CATANI, D. B. et al (Orgs.). Docência, Memória e Gênero — Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 2000, p. 61-74.

BEZERRA, H. G. Conceitos Básicos: Ensino de História — conteúdos e conceitos básicos. IN: KARNAL, L. (Org.) A História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 37-48.

BRANDÃO, Z. Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduados. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

CERVO, A. L. & BERVIAN. Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FENELON, D, R. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. IN: Cadernos Cedes, Campinas: Cortez Editora, 1983, p.24-31.

FENELON, D. R. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. IN: Caderno CEDES, São Paulo, n. 8, 1987, p. 24-31.

FONSECA, S. G et al. Ensino de História: diversificações de abordagens. IN: Revista Brasileira de História — História em quadro-negro, São Paulo, v. 9, n. 19, 1989, p. 143-179.

FONSECA, S. G. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.

GASPARELLO, A. M. Construindo um novo currículo de História. IN: NIKIUTIUK, S. M.L. (org.) Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996, p. 77-92.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000a.

IMBERNÓN, F. Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. IN: IMBERNÓN, F. (Org.). A Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000b, p. 77-95.

LUDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUDKE, M. Pesquisa em Educação: conceitos, políticas e práticas. IN: GERALDI, C.; FIORENTINI, D & PEREIRA, E. (Orgs.). Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) — pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998, p. 23-32.

LUDKE, M; MOREIRA, A. F. & CUNHA, M. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. IN Revista Educação & Sociedade. Campinas, SP, n. 68, dez. / 1999, p. 278-298.

MARTINS J. A Pesquisa Qualitativa. IN: FAZENDA, I. (Org). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989, p. 49-58.

MICELI, P. Por Outras Histórias do Brasil. IN: PINSKY, J. (Org.). O Ensino de História e a criação do fato. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991, p. 31-42.

NADAI, E. Análise da Prática Pedagógica — o ensino de História no 2ª grau: problemas e perspectivas. IN: Revista Educação & Sociedade, São Paulo, n. 19, dez. / 1984, p. 134-146.

NADAI, E. O ensino de História e a "Pedagogia do Cidadão". IN: PINSKY, J. (Org.) O Ensino de História e a criação do fato. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991, p. 23-29.

NIKIUTIUK, S. M. L. Ensino de História: algumas reflexões sobre a apropriação do saber. IN: NIKIUTIUK, S. M. L. (Org).Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996, p. 9-25.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. IN: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 16-33.

NÓVOA, A. Relação escola — sociedade: novas respostas para um velho problema. IN: SERBINO, R. V. et al (Orgs.). Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 1998, p. 19-34.

PÁDUA, E. M. Metodologia da Pesquisa — Abordagem Teórico-Prática. 6 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

PINSKY, J. Nação e ensino de História no Brasil. IN: PINSKY, J. (Org.) O Ensino de História e a criação do fato. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991, p. 11-22.

PINSKY, J. & PINSKY, C. O que e como ensinar: por uma História prazerosa e conseqüente. IN: KARNAL, L. (Org.) A História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17-36.

SCHIMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano de sala de aula. IN: BITENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. IN: BITENCOURT, C. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997, p.54-67.

SILVA, M. A. (Org.). Repensando a História. 6 ed. São Paulo: Marco Zero, 1988.

TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes do magistério. IN: CANDAU, V. Mª. 2 ed. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002a, p. 112-128.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002b.

VILLALTA, L. C. Dilemas da relação teoria e prática na formação do professor de História: alternativas em perspectiva. IN: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 223-232, set. 92/ ago. 1993.

ZAMBONI, E. et al. Sabor e Dissabores do ensino de História. IN: Revista Brasileira de História — História em quadro-negro. São Paulo, v. 9, n. 19, 1989, p. 181-195.

ZEICHNER, K. Novos Caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. IN: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 117-138.

Downloads

Publicado

19/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2
  • PDF downloads: 1

Como Citar

FARIAS BRAGA, O. PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 2, n. 6, p. 99–124, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9464. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9464. Acesso em: 21 nov. 2024.