PROFESSORES DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9464Referências
ANDRÉ, M. E. D. Perspectivas Atuais da Pesquisa sobre Docência. IN: CATANI, D. B. et al (Orgs.). Docência, Memória e Gênero — Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 2000, p. 61-74.
BEZERRA, H. G. Conceitos Básicos: Ensino de História — conteúdos e conceitos básicos. IN: KARNAL, L. (Org.) A História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 37-48.
BRANDÃO, Z. Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduados. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.
CERVO, A. L. & BERVIAN. Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FENELON, D, R. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. IN: Cadernos Cedes, Campinas: Cortez Editora, 1983, p.24-31.
FENELON, D. R. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. IN: Caderno CEDES, São Paulo, n. 8, 1987, p. 24-31.
FONSECA, S. G et al. Ensino de História: diversificações de abordagens. IN: Revista Brasileira de História — História em quadro-negro, São Paulo, v. 9, n. 19, 1989, p. 143-179.
FONSECA, S. G. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.
GASPARELLO, A. M. Construindo um novo currículo de História. IN: NIKIUTIUK, S. M.L. (org.) Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996, p. 77-92.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000a.
IMBERNÓN, F. Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. IN: IMBERNÓN, F. (Org.). A Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000b, p. 77-95.
LUDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUDKE, M. Pesquisa em Educação: conceitos, políticas e práticas. IN: GERALDI, C.; FIORENTINI, D & PEREIRA, E. (Orgs.). Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) — pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998, p. 23-32.
LUDKE, M; MOREIRA, A. F. & CUNHA, M. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. IN Revista Educação & Sociedade. Campinas, SP, n. 68, dez. / 1999, p. 278-298.
MARTINS J. A Pesquisa Qualitativa. IN: FAZENDA, I. (Org). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989, p. 49-58.
MICELI, P. Por Outras Histórias do Brasil. IN: PINSKY, J. (Org.). O Ensino de História e a criação do fato. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991, p. 31-42.
NADAI, E. Análise da Prática Pedagógica — o ensino de História no 2ª grau: problemas e perspectivas. IN: Revista Educação & Sociedade, São Paulo, n. 19, dez. / 1984, p. 134-146.
NADAI, E. O ensino de História e a "Pedagogia do Cidadão". IN: PINSKY, J. (Org.) O Ensino de História e a criação do fato. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991, p. 23-29.
NIKIUTIUK, S. M. L. Ensino de História: algumas reflexões sobre a apropriação do saber. IN: NIKIUTIUK, S. M. L. (Org).Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996, p. 9-25.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. IN: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 16-33.
NÓVOA, A. Relação escola — sociedade: novas respostas para um velho problema. IN: SERBINO, R. V. et al (Orgs.). Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 1998, p. 19-34.
PÁDUA, E. M. Metodologia da Pesquisa — Abordagem Teórico-Prática. 6 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PINSKY, J. Nação e ensino de História no Brasil. IN: PINSKY, J. (Org.) O Ensino de História e a criação do fato. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991, p. 11-22.
PINSKY, J. & PINSKY, C. O que e como ensinar: por uma História prazerosa e conseqüente. IN: KARNAL, L. (Org.) A História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17-36.
SCHIMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano de sala de aula. IN: BITENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. IN: BITENCOURT, C. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997, p.54-67.
SILVA, M. A. (Org.). Repensando a História. 6 ed. São Paulo: Marco Zero, 1988.
TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes do magistério. IN: CANDAU, V. Mª. 2 ed. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002a, p. 112-128.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002b.
VILLALTA, L. C. Dilemas da relação teoria e prática na formação do professor de História: alternativas em perspectiva. IN: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 223-232, set. 92/ ago. 1993.
ZAMBONI, E. et al. Sabor e Dissabores do ensino de História. IN: Revista Brasileira de História — História em quadro-negro. São Paulo, v. 9, n. 19, 1989, p. 181-195.
ZEICHNER, K. Novos Caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. IN: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 117-138.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 2
- PDF downloads: 1
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.