O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O CASO DA UNAMA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9429

Palavras-chave:

Educação, Privatização, Neoliberalismo, Globalização, Capital

Resumo

A agudização da dinâmica do capital no Brasil esculpiu-se com um impulso mais evidente a partir do governo Fernando Henrique Cardoso, porém, identificando as raízes desse processo na conjuntura nacional, percebemos que essa nova forma de organização capitalista, a Macro ordem Neoliberal, remonta-se, ainda, aos primórdios da gestão de Fernando Collor de Mello, responsável pela efetiva abertura da economia nacional ao mercado mundial. Assim, tornamo-nos presas fáceis diante das novas exigências impostas pelo movimento de Globalização do sistema capitalista.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Gomes Figueira de Melo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1972) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Doutorado em Gestão (2013) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro /PT (UTAD). Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da Universidade do Estado do Pará (2020). Atualmente é professora Assistente II da Universidade do Estado do Pará.

Ingrid Agrassar Morais, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2003) e em História pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003). Especialista em Metodologia da Educação Superior, UEPA (2004). Mestre em Educação, na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, UEPA (2014). Ocupa o cargo efetivo de Analista Judiciário Área Administrativa, no Tribunal Regional Eleitoral do Pará TRE/PA.

Referências

DEMO, P. A Pesquisa Como Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 1990.

DINIZ, E. Em Busca de um Novo Paradigma: a reforma do Estado no Brasil dos anos 90. São Paulo/SP: SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 1996.

FRIGOTTO, G. O Enfoque da Dialética Materialista Histórica da Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro/RJ: FGV/IESE, 1987.

GENTILI, P. Adeus à Escola Pública: a desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: __________. (Org.). Pedagogia da Exclusão. Crítica ao Neoliberalismo em Educação. Petrópolis/RJ: VOZES, 1995.

GENTILI, P. & SILVA, T.T. (Orgs.). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação: Visões Críticas. Rio de Janeiro/RJ: VOZES, 1994.

GIANNOTI, J. A. A Universidade e a Crise. In: Revista Ciência e Cultura. vol.37 n.7 jul. 1985.

MARX & ENGELS. Textos Sobre Educação e Ensino. São Paulo/SP: MORAES, 1992.

MELLO, A. F. de. Modo de Produção Mundial e Processo Civilizatório: os horizontes históricos do capitalismo em Marx. Belém/PA: PAKA-TATU, 2001.

SGUISSARD, V. & SILVA JR. J. dos R. Novas Faces da Educação Superior no Brasil: reforma do estado e mudança na produção. BRAGANÇA PAULISTA / SP: EDUSP, 1999.

TRINDADE, H. (Org.). Universidade em Ruínas: na república dos professores. Petrópolis/RJ: VOZES / Rio Grande do Sul/RS: CIPEDES, 1999.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 11
  • PDF downloads: 8

Como Citar

LÚCIA GOMES FIGUEIRA DE MELO, M.; AGRASSAR MORAIS, I. O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O CASO DA UNAMA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 127–138, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9429. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9429. Acesso em: 21 nov. 2024.