O ENSINO DA MATEMÁTICA NA 8ª SÉRIE

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9423

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Métodos, Reprovação, Aluno, Cotidiano

Resumo

A origem dessa pesquisa deu-se a partir da leitura da obra "Na vida 10, na Escola 0", na qual se verificou que a disciplina Matemática é o "bicho" que amedronta a maioria dos alunos, demonstrando, estes, dificuldades quanto ao seu aprendizado na escola, porém apresentam grande facilidade em utilizar a mesma no dia-a-dia, embora inconscientemente. Desta forma, questiona-se: como pode um aluno utilizar, como rapidez e facilidade, a matemática em seu cotidiano e, na escola, os índices de notas "baixas" serem altíssimos? Serão os métodos utilizados pelos professores que, embora estejam diante de um outro paradigma, que tem como alavanca a revolução tecnológica, que provoca transformações significativas, não mudam? Que não conseguem ultrapassar o tradicionalismo? Serão os professores, que não saem da mesmice, com exercícios repetitivos e enfadonhos ou são os alunos que não se esmeram, não demonstram interesse? Contudo, esta é uma "eterna" busca de culpados. O que fazer diante desta situação? É a partir dessa inquietação que se desenvolveu este estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, cujos resultados estão aqui sistematizados.

Biografia do Autor

Ana Claudia Serruya Hage, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Ciências da Educação, UAA em Asunción. Mestre em Educação: Ensino Superior e Gestão Universitária, pela Universidade da Amazônia. Especialista em Avaliação e Currículo, pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno e UnB. Professora Assistente III da UEPA.

Fatima Vera Cardoso Figueiredo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1998) e graduação em Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1990). Mestra em Educação pela Universidade de Évora (2011).

Regina Célia Aquino Martins, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação plena em licenciatura em pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1997), especialização em currículo e avaliação na educação básica pela Universidade do Estado do Pará (2000). Atualmente vice-diretora na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Armando Fajardo, da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.

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Publicado

11/11/2024
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Como Citar

CLAUDIA SERRUYA HAGE, A.; VERA CARDOSO FIGUEIREDO, F.; CÉLIA AQUINO MARTINS, R. O ENSINO DA MATEMÁTICA NA 8ª SÉRIE. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 5, p. 39–53, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9423. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9423. Acesso em: 23 dez. 2024.