A UTILIZAÇÃO DO ARDUINO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Resumo
A tecnologia está disponível aos educadores para tornarem suas aulas mais dinâmicas e interativas promovendo um aprendizado mais significativo em seu alunado. Entretanto, diversos fatores contribuem para que suas práticas se tornem pouco atraentes e efetivas. Isso, em muitos casos, é resultado da falta ou do pouco uso de estratégias metodológicas e/, ou recursos pedagógicos que integrem as teorias curriculares de sala de aula e prática laboratorial, com as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, a proposta discute as contribuições do processo de ensino-aprendizagem de um curso de formação em manuseio e aplicação de Arduíno UNO à acadêmicos do curso de Licenciatura em Física da Universidade do Estado do Pará. A pesquisa tem cunho quali-quantitativo, baseada em uma pesquisa exploratória com levantamento de dados adquiridos em pesquisa de campo, fundamentado em materiais bibliográficos e documentais. Para tanto, a coleta de dados utiliza questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas em momentos inicial e final da pesquisa, e o instrumento de análise contará com análise de conteúdo de Bardin. A metodologia possibilita correlacionar conceitos teóricos de Arduíno em práticas laboratoriais com viés tecnológico, verdadeiramente estimulantes aos estudantes de Física. Então, as discussões proveram aprofundamentos em outras áreas afins, como tecnologia de informação e comunicação, num panorama propício a compreender sua relevância social e econômica. Em vista disto, o uso do Arduíno atua como um recurso pedagógico facilitador no processo ensino-aprendizagem, entrelaçando diversos conhecimentos científicos ao ensino de Física.
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