A UTILIZAÇÃO DO ARDUINO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.4857

Palavras-chave:

Arduino, Educação acadêmica, Ensiso de Física

Resumo

A tecnologia está disponível aos educadores para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas, promovendo um aprendizado mais significativo para seu alunado. Entretanto, diversos fatores contribuem para que suas práticas se tornem pouco atraentes e efetivas. Isso, em muitos casos, é resultado da falta ou do pouco uso de estratégias metodológicas e/ou recursos pedagógicos que integrem as teorias curriculares de sala de aula e a prática laboratorial com as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, esta proposta discute as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de um curso de formação em manuseio e aplicação de Arduino UNO a acadêmicos do curso de Licenciatura em Física da Universidade do Estado do Pará. A pesquisa tem cunho qualiquantitativo, baseada em uma pesquisa exploratória com levantamento de dados adquiridos em pesquisa de campo, fundamentado em materiais bibliográficos e documentais. Para tanto, a coleta de dados utiliza questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas em momentos inicial e final da pesquisa, e o instrumento de análise conta com análise de conteúdo de Bardin. A metodologia possibilita correlacionar conceitos teóricos de Arduino em práticas laboratoriais com viés tecnológico, verdadeiramente estimulantes aos estudantes de Física. Então, as discussões proveram aprofundamentos em áreas afins, como tecnologia de informação e comunicação, num panorama propício a compreender sua relevância social e econômica. Em vista disto, o uso do Arduino atua como um recurso pedagógico facilitador no processo de ensino-aprendizagem, entrelaçando diversos conhecimentos científicos ao ensino de Física.

Biografia do Autor

José Fernando Leal, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Possui experiência e desenvolve pesquisa na área de Física, com ênfase em Estrutura Eletrônica de Moléculas, e, ensino de Física em sistema fotovoltaico, robótica educacional e Asttronomia. 

Referências

ADMIRAL, T. D.; RODRIGUES JÚNIOR, E. R.; LINHARES, M. P. Utilização de Arduino como motivador no ensino de Física para alunos de graduação em Matemática. Revista Espacios, v. 39, n. 52, p.15, dez. 2018. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a18v39n52/a18v39n52p15.pdf. Acesso em: 01 abr. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.

CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

CLEMENTINO NETO, L. Ensino de movimento circular através de roteiro de experimentos utilizando robótica educacional. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FERST, E. M. A abordagem CTS no ensino de Ciências Naturais: possibilidades de inserção nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista EDUCAmazônia, Amazonas, v. 11, n. 2, Jul- Dez, 2013, p. 276-299.

MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P.; SUART, R. C.; SILVA, E. L.; SOUZA, F. L.; NARDI, R.; AKAHOSHEI, L. H.; SANTOS.; JR. J. B. Materiais Institucionais numa perspectiva CTSA: Uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências. V. 14, n. 2, p. 281 – 298, 2009.

MARTINAZZO, C. A.; TRENTIN, D. S.; FERRARI, D.; PIAIA, M.M. Arduino: uma tecnologia no ensino de física. PERSPECTIVA, Erechim, v. 38, n. 143, p. 21-30, set. 2014.

MOREIRA, M. M. P. C.; ROMEU, M. C.; ALVES, F. R. V.; SILVA, F. R. O. Contribuições do Arduino no ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/ 10.5007/2175-7941.2018v35n3p721.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 1, n. 1, 2017.

OLIVEIRA, H. G; ANTONELLO, R; FIDÉLIS, A. J; RINALDI, B. J. D. Energia, Sociedade e Meio Ambiente no Desenvolvimento de Um Biodigestor: a Interdisciplinaridade e a Tecnologia Arduino para Atividades Investigativas. Quím. nova esc., São Paulo, v. 40, n. 3, p. 144-152, ago. 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/artigos/03-QS-68-17.pdf . Acesso em: 01 nov. 2020.

PEREIRA, J. A. Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.

ROCHA, F. S.; MARRANGHELLO, G. F.; LUCCHESE, M. M. Acelerômetro eletrônico e a placa Arduíno para ensino de Física em tempo real. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 31, n. 1, p. 98-123, abr. 2014.

SCHNEIDER, E. M; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo (SP), v. 5, n. 9, p. 569-584, dez. 2017.

SILVA, W. C. Aplicando a computação física e o arduino para o apoio ao ensino de programação com base na abordagem motivacional arcs: Uma proposta de curso a distância com o uso de simulador. 2018. TCC (Licenciado em Computação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

SOUZA, F. Embarcados, 2013. Arduino UNO. Disponível em: <https://www.embarcados.com.br/arduino-uno/>. Acesso em: 01 nov. 2020.

VAZZI, M. R. G. O Arduino e a Aprendizagem de Física: Um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, ARARAQUARA – S.P, 2017. p.38.

Downloads

Publicado

21/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 492
  • pdf downloads: 565

Como Citar

LEAL, J. F.; BARBOZA SANTOS , J. L. .; FERREIRA SAMPAIO, B. K. .; BARROS DOS SANTOS , J. K. . A UTILIZAÇÃO DO ARDUINO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.4857. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/4857. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos