CRIANÇA, ESCOLA E LUDICIDADE
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9326References
AGUIAR, Carmem Maria. Educação, Cultura e Criança. Campinas: Papirus, 1994. ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1987.
______Estórias de quem Gosta de Ensinar. São Paulo: Cortez, 1991.
______Rubem. A Alegria de Ensinar. São Paulo: Art Poética, 1994.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BRUHNS, Heloisa T. O corpo Parceiro e o corpo Adversário. Campinas: Papirus, 1993.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Seipione, 1991.
_______De corpo e alma: o discurso da motricidade. São Paulo: Summus, 1991.
GONÇALVES, Maria Augusta. Sentir, Pensar e Agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. Campinas: Papirus, 1990.
MCLAREN, Peter. Rituais na Escola: em direção a uma economia política de gestos e símbolos na educação. Petrópolis: Vozes, 1991.
MORAIS, Régis de (org.). Sala de aula que espaço é esse. Campinas: Papirus, 1994.
MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física Escolar: uma abordagem fenomenológica. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
PEFRROTTI, Edmir. A criança e a produção cultural. In: ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
REIMER, Everett. A escola está morta. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.
REZENDE, Antônio Muniz. Concepção Fenomenológica da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.
SANTIN, Silvino. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: Edições EST/ESEF-UFRGS, 1994.
SNYDERS, Georges. A alegria na Escola. São Paulo: Manoel, s.d.
______Alunos felizes. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 17
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 20
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.