O PROBLEMA DO MODELO CONSERVATORIAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9400Palavras-chave:
Ensino da música, Formação de professores de músicaResumo
O artigo reflete sobre o modelo conservatorial no ensino da música: suas origens e seus efeitos sobre o conhecimento, a prática musical e a ação pedagógica. Por fim, discute sobre esse modelo no processo de formação dos professores de música. Conclui apresentando algumas hipóteses de estudo para a compreensão dessa problemática no contexto da formação de professores de música em Belém do Pará.
Referências
ALFORD, Robert, SZANTO, Andras. Orphée blessé - l'expérience de la douleur dans le monde professionnel du piano. Actes de la Recherche em Sciences Sociales, n.110, p.56-63, 1995.
ANDRADE. Mário de. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989. (Col. Reconquista do Brasil, 2. série; 162)
BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Lisboa: DIFEL, 1989. Cap.2, p. 17-58: Introdução a uma sociologia reflexiva.
________. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. A educação musical no Brasil - algumas considerações. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 2, 1993, Porto Alegre. Anais. Salvador: Gráfica P&A, 1994.
HENNION, Antoine. Comment la musique vient aux enfants: une anthropologie de l’enseignement musical. Paris: Anthropos, 1988.
PENNA, Maura. O desafio necessário: por uma educação musical comprometida com a democratização do acesso à arte. Cadernos de Estudos, Belo Horizonte, n.4/5, p. 15-29, 1994.
_______. Ensino da música: para além das fronteiras do conservatório. In: PEREGRINO, Yara Rosas (coord.). Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Ed. Universitária/ Universidade Federal da Paraíba, 1995. p. 129-140.
RAYNOR, Henry. História social da música: da Idade Média a Beethoven. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
SCHOENBERG, Arnold. Tratado de Armonía. Tradução de Ramon Barce. Madrid: Real Musical, 1979.
STEHMAN, Jacques. História da música Europeia da origem aos nossos dias. Tradução Maria Teresa Athayde. 2.ed. Lisboa: Bertrand, 1979.
VIEIRA, Lia Braga. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e atuação do professor de música em Belém do Pará. Belém: Cejup, 2001.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 29
- PDF downloads: 37
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.