O PROBLEMA DO MODELO CONSERVATORIAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9400

Palavras-chave:

Ensino da música, Formação de professores de música

Resumo

O artigo reflete sobre o modelo conservatorial no ensino da música: suas origens e seus efeitos sobre o conhecimento, a prática musical e a ação pedagógica. Por fim, discute sobre esse modelo no processo de formação dos professores de música. Conclui apresentando algumas hipóteses de estudo para a compreensão dessa problemática no contexto da formação de professores de música em Belém do Pará.

Biografia do Autor

Lia Braga Vieira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), Especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (1987), Mestrado em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutorado em Educação Musical (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

11/11/2024
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Como Citar

BRAGA VIEIRA, L. O PROBLEMA DO MODELO CONSERVATORIAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 88–104, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9400. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9400. Acesso em: 23 dez. 2024.