O PROBLEMA DO MODELO CONSERVATORIAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9400

Palavras-chave:

Ensino da música, Formação de professores de música

Resumo

O artigo reflete sobre o modelo conservatorial no ensino da música: suas origens e seus efeitos sobre o conhecimento, a prática musical e a ação pedagógica. Por fim, discute sobre esse modelo no processo de formação dos professores de música. Conclui apresentando algumas hipóteses de estudo para a compreensão dessa problemática no contexto da formação de professores de música em Belém do Pará.

Biografia do Autor

Lia Braga Vieira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), Especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (1987), Mestrado em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutorado em Educação Musical (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ALFORD, Robert, SZANTO, Andras. Orphée blessé - l'expérience de la douleur dans le monde professionnel du piano. Actes de la Recherche em Sciences Sociales, n.110, p.56-63, 1995.

ANDRADE. Mário de. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989. (Col. Reconquista do Brasil, 2. série; 162)

BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Lisboa: DIFEL, 1989. Cap.2, p. 17-58: Introdução a uma sociologia reflexiva.

________. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. A educação musical no Brasil - algumas considerações. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 2, 1993, Porto Alegre. Anais. Salvador: Gráfica P&A, 1994.

HENNION, Antoine. Comment la musique vient aux enfants: une anthropologie de l’enseignement musical. Paris: Anthropos, 1988.

PENNA, Maura. O desafio necessário: por uma educação musical comprometida com a democratização do acesso à arte. Cadernos de Estudos, Belo Horizonte, n.4/5, p. 15-29, 1994.

_______. Ensino da música: para além das fronteiras do conservatório. In: PEREGRINO, Yara Rosas (coord.). Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Ed. Universitária/ Universidade Federal da Paraíba, 1995. p. 129-140.

RAYNOR, Henry. História social da música: da Idade Média a Beethoven. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

SCHOENBERG, Arnold. Tratado de Armonía. Tradução de Ramon Barce. Madrid: Real Musical, 1979.

STEHMAN, Jacques. História da música Europeia da origem aos nossos dias. Tradução Maria Teresa Athayde. 2.ed. Lisboa: Bertrand, 1979.

VIEIRA, Lia Braga. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e atuação do professor de música em Belém do Pará. Belém: Cejup, 2001.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 4
  • PDF downloads: 3

Como Citar

BRAGA VIEIRA, L. O PROBLEMA DO MODELO CONSERVATORIAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 88–104, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9400. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9400. Acesso em: 21 nov. 2024.