PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: MARCAS SUBJACENTES E REFLEXOS PERSISTENTES NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9399

Palavras-chave:

Escola, Práticas pedagógicas, Saberes docentes

Resumo

Trata o presente trabalho das práticas pedagógicas, das marcas a elas subjacentes e dos efeitos que produzem no cotidiano escolar.  Visa o conhecimento, a compreensão e a explicação das ações dos professores, por meio da análise reflexiva dos seus condicionantes institucionais e pessoais, com a intenção de formular uma proposta teórica de sustentação e argumentação do agir docente, a fim de favorecer a comunidade envolvida (professores, alunos, pais e escola) no desenvolvimento das práticas significativas para a vida em sociedade. Origina-se do problema-contexto: Que marcas estão subjacentes às práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de uma escola pública e que reflexos essas marcas produzem no cotidiano dessa escola? Abrange a comunidade da Escola Estadual Alberto Torres (professores, alunos, pais, equipe pedagógica, funcionários e direção) e utiliza procedimentos baseados na etnometodologia aplicada à educação, levando em conta aspectos relacionados à ética. Fundamenta-se teoricamente em fontes de estudo que, nas últimas décadas vêm ensejando a continuidade da reflexão e o desenvolvimento de novas epistemologias sobre práticas que os professores realizam na sala de aula.

Biografia do Autor

Laíses do Amparo Braga, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

11/11/2024
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Como Citar

DO AMPARO BRAGA, L. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: MARCAS SUBJACENTES E REFLEXOS PERSISTENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 74–87, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9399. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9399. Acesso em: 23 dez. 2024.

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