PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: MARCAS SUBJACENTES E REFLEXOS PERSISTENTES NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Laíses do Amparo Braga Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.9399

Palavras-chave:

Escola, Práticas pedagógicas, Saberes docentes

Resumo

Trata o presente trabalho das práticas pedagógicas, das marcas a elas subjacentes e dos efeitos que produzem no cotidiano escolar.  Visa o conhecimento, a compreensão e a explicação das ações dos professores, por meio da análise reflexiva dos seus condicionantes institucionais e pessoais, com a intenção de formular uma proposta teórica de sustentação e argumentação do agir docente, a fim de favorecer a comunidade envolvida (professores, alunos, pais e escola) no desenvolvimento das práticas significativas para a vida em sociedade. Origina-se do problema-contexto: Que marcas estão subjacentes às práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de uma escola pública e que reflexos essas marcas produzem no cotidiano dessa escola? Abrange a comunidade da Escola Estadual Alberto Torres (professores, alunos, pais, equipe pedagógica, funcionários e direção) e utiliza procedimentos baseados na etnometodologia aplicada à educação, levando em conta aspectos relacionados à ética. Fundamenta-se teoricamente em fontes de estudo que, nas últimas décadas vêm ensejando a continuidade da reflexão e o desenvolvimento de novas epistemologias sobre práticas que os professores realizam na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíses do Amparo Braga, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará.

Referências

CODO, W. (org.). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.

COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

DAMASCENO, M. N. e THERRIEN, J. Escola e Cultura: Produção Cultural, Resistência e Identidade. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.30, p. 11-28, jul./set. - 2001.

FERREIRA, Adir (Org.). O Cotidiano Escolar e as Práticas Docentes. Natal: EDUFRN, 2000a.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: O Minidicionário da Língua Portuguesa. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000b.

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: [s.n.], 1998. (Coleção Fronteiras da Educação).

NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: NOVOA, Antônio. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.191 p.

_______. Os Professores e as Histórias da sua Vida In: NÓVOA, Antônio. Vida dos Professores. Porto Codex: Porto Editora, 1992.214p.

POSTIC, Marcel. Para uma Estratégia Pedagógica do Sucesso Escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artemed, 2000.

TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, CEDES, Campinas, ano XXI, dez/2000.

THERRIEN, Jacques e THERRIEN, Angela T. S. Cultura Docente e Gestão Pedagógica: A Racionalidade Prática dos Saberes do Saber-fazer. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.29, p.42-51, Jul/Dez 2000.

THERRIEN, J. e LOIOLA, F. Pistas de reflexões sobre a natureza do saber-ensinar na perspectiva da ergonomia do trabalho docente. Educação e Sociedade, CEDES, Campinas, V. XXV, 2001.

THURLER, Mônica Gather. Inovar no Interior da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.216p.

Downloads

Publicado

11/11/2024

Como Citar

DO AMPARO BRAGA, L. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: MARCAS SUBJACENTES E REFLEXOS PERSISTENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 74–87, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9399. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9399. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)