PRÉ-REQUISITOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DO PONTO DE VISTA COGNITIVISTA E COMPORTAMENTALISTA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9375

Palavras-chave:

Racionalismo, Empirismo, Cognitivismo, Comportamentalismo, Prontidão, Pré-requisitos, Fracasso e Sucesso Escolar

Resumo

Este trabalho pretende tecer alguns comentários a respeito de pré-requisitos e de prontidão para aprender, segundo as concepções filosóficas, teóricas e metodológicas do cognitivismo e do comportamentalismo. Neste sentido, procura-se definir e analisar algumas condições prévias de aprendizagem compatíveis com o ponto de vista das duas abordagens, bem como as implicações educacionais divergentes em ambas. Por fim, tenta-se discutir a possibilidade e necessidade de superar um dos problemas mais significativos, observado na prática escolar: a crença de que as características intrínsecas ao aluno são as responsáveis pelo seu fracasso ou sucesso em aprender.

Biografia do Autor

Edna Oliveira Leitão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Pará – UFPA

Patrícia Regina Bastos Neder, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1995), especialização em Educação e Informática (1999), Mestre do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (agosto / 2007). Doutora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (abril / 2015). Atualmente é Professora Adjunta, no curso de medicina e no curso de fonoaudiologia, na Universidade do Estado do Pará - UEPA.

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Publicado

29/10/2024
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Como Citar

OLIVEIRA LEITÃO, E.; REGINA BASTOS NEDER, P. PRÉ-REQUISITOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DO PONTO DE VISTA COGNITIVISTA E COMPORTAMENTALISTA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 3, p. 39–50, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9375. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9375. Acesso em: 24 nov. 2024.

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