PRÉ-REQUISITOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DO PONTO DE VISTA COGNITIVISTA E COMPORTAMENTALISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.9375

Palavras-chave:

Racionalismo, Empirismo, Cognitivismo, Comportamentalismo, Prontidão, Pré-requisitos, Fracasso e Sucesso Escolar

Resumo

Este trabalho pretende tecer alguns comentários a respeito de pré-requisitos e de prontidão para aprender, segundo as concepções filosóficas, teóricas e metodológicas do cognitivismo e do comportamentalismo. Neste sentido, procura-se definir e analisar algumas condições prévias de aprendizagem compatíveis com o ponto de vista das duas abordagens, bem como as implicações educacionais divergentes em ambas. Por fim, tenta-se discutir a possibilidade e necessidade de superar um dos problemas mais significativos, observado na prática escolar: a crença de que as características intrínsecas ao aluno são as responsáveis pelo seu fracasso ou sucesso em aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Oliveira Leitão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Pará – UFPA

Patrícia Regina Bastos Neder, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1995), especialização em Educação e Informática (1999), Mestre do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (agosto / 2007). Doutora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (abril / 2015). Atualmente é Professora Adjunta, no curso de medicina e no curso de fonoaudiologia, na Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Referências

ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. (1989) Filosofando. São Paulo: Editora Moderna Ltda.

ARENDT, R.J.J. (1994). A concepção Piagetiana da relação sujeito-objeto e suas implicações para a análise da interação social. Temas em Psicologia. 3, P.115-125.

BARROS, R. S. (1996). Análise do comportamento: da contingência de reforço à equivalência de estímulos. Caderno de Textos de Psicologia,1, p. 7-14.

CARMO, J. S. (1996). A concepção de homem no behaviorismo skinneriano: algumas contribuições ao ensino. Caderno de Textos de Psicologia. 1, p.15-24.

DE ROSE, J. C. (s/d). Análise Comportamental da aprendizagem de leitura e escrita. Artigo não publicado.

DE ROSE, J. C., SOUZA, D. G., ROSSITO, A. L. & DE ROSE, T.M.S. (1989). Aquisição de leitura após história de fracasso escolar: equivalência de estímulos e generalização. Psicologia: Teoria e pesquisa. 5, p.325-346.

DESCARTES, R. (1973). Carta à Elizabeth. Coleção os pensadores. São Paulo: Abril Cultural.

FRANÇA, A. C. C. (1996). Diferentes abordagens da alfabetização e a análise experimental do comportamento: uma análise preliminar. Trabalho apresentado no V encontro da ABPMC em Águas de Lindóia. Artigo não publicado.

GOULART, I. B. (1993). Piaget: experiências básicas para utilização pelo Professor. 8ª edição. Petrópolis: Vozes.

HESSEN, J. (1987). Teoria do conhecimento. Portugal: Editora Coimbra.

KELLER, F.S.(1983). Adeus mestre! In: Kerbeauy, R.R. (Org.). Keller. São Paulo: Ática S/A. p.128-147.

LEITE, S. A. S. (1984). Preparando a alfabetização. São Paulo, Edicon.

LEITE, S. A. S. (1994). Alfabetização escolar: repensando uma prática. Temas em psicologia. 3, p.85-95.

LOCKE, J. (1978). Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultura.

LÜRIA, A. R. (1987). Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Lúria. Porto Alegre: Artes Médicas.

MACEDO, L. (1993). Para uma psicopedagogia construtivista. In: ALENCAR, E.S. (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 2ª edição. São Paulo: Cortez. p. 119-140.

MACHADO, V. L. S. (1978). Aprendizagem de comportamento textual: pré-requisitos. In: NERI, A. L. MACHADO, V.L.S & SANTIAGO, N.V. Aprendizagem de leitura: pesquisa e ensino. São Paulo, Símbolo S/A. p. 33—41.

MATOS, M. A. (1993). Análise de contingências no aprender e no ensinar. In: ALENCAR, E. S. (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 2ª edição São Paulo: Cortez p. 141-165.

MATOS, M. A. (1995). Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. In RANGÉ (org.) Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. São Paulo: Editorial Psy. p. 27-34.

MORAES, M. P. (1986). Distúrbios da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 3ª edição. São Paulo: Edicon.

MUSSEN, P. H., CONGER, J.J., KAGAN, J. & HUSTON, A.C. (1998). Desenvolvimento e personalidade da criança. São Paulo: Harbra.

PIAGET, J. & INHELDER, B. (1983). O Desenvolvimento das quantidades físicas na criança: conservação e atomismo. 3ª edição, Rio de Janeiro: Zahar Editores S/A.

PIAGET, J. (1974). Para onde vai a educação? 2ª edição. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.

RANGE, B. (1995). Bases filosóficas, históricas e teorias da psicoterapia comportamental e cognitiva. In: RANGÉ, B. (org.) Psicoterapia comportamental e cognitiva de transtornos psiquiátricos. São Paulo: Editorial Psy. p. 13-25.

REGO, L. L. B. (1983). O desenvolvimento cognitivo e a prontidão para a alfabetização. In: CARRAHER, T. N. (org.). Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. Recife: Secretaria do Estado de Pernambuco. p. 21-38.

REGO, L. L. B. (1986). A prontidão para alfabetização no contexto das pesquisas atuais. In: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Isto se aprende com o ciclo básico. São Paulo: CENP.

RODRIGUES, O. M. P. (1995). Desempenho de entrada e aprendizagem de leitura: em busca de relação. Tese de Doutorado. Não publicada. São Paulo.

SIDMAN, M. (1995). Coerção e suas implicações. São Paulo: Editorial Psy.

SKINNER, B. F. (1972). Tecnologia do ensino. São Paulo: E.P.U

SKINNER, B. F. (1991). Questões recentes na análise comportamental. São Paulo: Papirus.

SKINNER, B. F. (1993). Sobre Behaviorismo. São Paulo: Cultrix.

SKINNER, B. F. (1994). Ciência e comportamento humano. 9ª edição. São Paulo: Martins Fontes.

SERPEELL, R. (1977). Influência da cultura no comportamento. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

SMOLKA, A. L. (1993). Construção de conhecimento e produção de sentido: significação e processos dialógicos. Temas em Psicologia. 1. p. 7 - 15.

VYGOTSKY, L. (1974). Thought and language. The M.l.T Press, Massachusets. Trad. de Jorge da Silva Raymundo. UFPB.

VYGOTSKY, L. S. (1995). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

29/10/2024

Como Citar

OLIVEIRA LEITÃO, E.; REGINA BASTOS NEDER, P. PRÉ-REQUISITOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DO PONTO DE VISTA COGNITIVISTA E COMPORTAMENTALISTA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 3, p. 39–50, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9375. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9375. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)