EVIDÊNCIAS AMBIENTAIS NO BAIRRO CASTANHEIRA EM BELÉM-PA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9373Palavras-chave:
Educação Ambiental, Meio Ambiente, Participação Popular, Preservação Ambiental, Qualidade de VidaResumo
O presente trabalho mostra as manifestações sobre meio ambiente emitidas por alguns moradores do bairro Castanheira no desenvolvimento do Projeto Qualidade de Vida e Preservação Ambiental da UNAMA, durante três Encontros Comunitários sobre Qualidade de Vida e Preservação Ambiental, realizadas em momentos diferentes, com o objetivo de se identificar ações educativas para favorecer a qualidade de vida e a preservação ambiental no referido bairro. Os resultados desse trabalho indicaram que as principais ações de educação ambiental a serem desenvolvidas nos próximos estudos da UNAMA no bairro Castanheira devem versar sobre informações para o conhecimento de fatores norteadores de qualidade de vida e de preservação ambiental.
Referências
BELÉM. Prefeitura Municipal. Anuário Estatístico do Município de Belém. Belém: Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planeamento e Gestão, 1997.
BOURG, Dominique. Hans Jonas et l'écologie. La Recherche, v. 24, n. 256, p 886-890, 1993.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo. Brasiliense, 1988.
CINEA. Programa de Educação Ambiental para as Escola Públicas do Estado do Pará. Belém: Comissão Interinstitucional para Implantação e Implementação de Educação Ambiental nas Escolas Públicas do Estado do Pará, CINEA, 1991.
CORRÊA, Ivone Maria Xavier de Amorim. Grupo Meninos (as) de Ura no espaço urbano “Ver-O-Peso”. Cadernos de Textos de Ciências Sociais, v.1, n. 3, p. 5-17, Belém: Universidade da Amazônia, UNAMA, 1998.
JONAS, HANS. Le principe responsavilité. Paris Édition du Chef. 1990.
PENTEADO, Heloísa D. Meio Ambiente e Formação de Professores. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
MAGALHÃES, Luiz Marconi Fortes. Educação Ambiental. In: Anais do SIMDAMAZÔNIA, Seminário Internacional sobre Meio Ambiente, Pobreza e Desenvolvimento da Amazônia, 16 a 16 de fevereiro de 1992, p. 30 — 37, Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Belém: PRODEPA, 1992.
MAGALHAES, Luiz Marconi Fortes. Paradigma simbiossinérgico e inventivo da educação. Mimeografado, 35 p. Curso de Educação Ambiental do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará, abril de 1999. Belém: Universidade Federal do Pará, 1999.
PARÁ. Parque Ambiental de Belém: Plano de Manejo. Belém: Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, 1994.
PARÁ. Áreas de Proteção Ambiental de Belém: Condições Atuais de Preservação. Belém: Secretaria de estado de Planejamento Coordenação Geral, 1996.
PARÁ. Lei nº 6.616, de 3 de abril de 1998. Dispõe sobre a proibição de construção de unidades habitacionais às proximidades de fontes de água potável. Belém: Diário Oficial do Estado do Pará, 6 de abril de 1998.
SHAOP. Glossário de Términos sobre Assentamentos Humanos. México: Secretaria de Asentamientos Humanos y Obras Públicas, 1978.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 20
- PDF downloads: 28
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.