A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL: SEUS PARADIGMAS E SUA FUNÇÃO PRINCIPAL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9366

Resumo

O presente texto refere-se à evolução histórica da Universidade, mais especificamente aos paradigmas que nortearam e norteiam a prática do ensino superior no mundo. Aborda o desenvolvimento da docência, da pesquisa e da extensão na concepção de cada um dos paradigmas que determinaram a evolução da prática universitária. O paradigma do ser comporta um ensino escolástico espelhado na Universidade de Paris, essencialmente voltado ao ensino; o paradigma do saber baseado no positivismo caracterizado por um grande impulso na investigação científica e o paradigma social que fundamentalmente atende as necessidades sociais preparando homens para competição internacional, através do ensino, da pesquisa e da prática extensionista. A Universidade tem como compromisso social a perpetuação do saber e a transformação da sociedade (Darcy Ribeiro, 1969). Os processos de construção do conhecimento, identificados com a Pesquisa, o Ensino e a Extensão, se constituem a base para a criação, a construção do conhecimento propriamente dito e a viabilização do aprendizado em situações reais de vida.

Biografia do Autor

Laura Maria Vidal Nogueira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Pará (1982), Habilitação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Pará (1983), Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (1985), Mestrado em Educação Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho - IPLAC - CUBA (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará - Departamento de Enfermagem Comunitária.

Antônio de Pádua Serra da Silveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui mestrado em Educação e Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano Y Caribeño (2001). Atualmente é coordenador do Departamento de Pós-Graduação dos Cursos de Enfermagem da Escola Superior Da Amazônia, ESAMAZ. Prof. Assistente III de Enfermagem Obstétrica da Universidade Do Estado Do Pará - UEPA e enfermeiro Assistente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Maria Liracy Batista de Souza, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências da Educação - Docência Universitária pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Especialização em Ativação de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Saúde Pública e Administração e Planejamento de Hospitais Públicos pela FIOCRUZ/ENSPSA. Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará.

Referências

LEITE, Denise & MOROSINE, Marília (Orgs.) – Universidade Futurante — Produção do Ensino e Inovação. Campinas, SP; Papirus, 1997.

RIBEIRO, Darcy. A Universidade Necessária. Editora Paz e Versos. Rio de Janeiro. 1969.

TEIXEIRA, Anísio. Educação e Universidade. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. 1993.

TOBIAS, José Antônio. Universidade: formação humana e profissional. AM Edições. São Paulo 2ª ed. 1996.

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Publicado

29/10/2024
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Como Citar

MARIA VIDAL NOGUEIRA, L.; DE PÁDUA SERRA DA SILVEIRA, A.; LIRACY BATISTA DE SOUZA, M. A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL: SEUS PARADIGMAS E SUA FUNÇÃO PRINCIPAL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 3, p. 24–25, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9366. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9366. Acesso em: 23 dez. 2024.