IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO “JOVEM EMPREENDEDOR” NAS MÍDIAS DE NEGÓCIOS

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.6379

Palavras-chave:

Representação social, Jovem empreendedor, Mídias de negócios

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral realizar uma análise do jovem empreendedor sob a perspectiva representação social. O significado de representação emerge associado a uma imagem mental, a uma reconstrução do real que permite ao ser humano a capacidade de relembrar ou evocar um dado acontecimento, objeto ou pessoa, na sua ausência. A figura do empreendedor tem sido apresentada por muitas vezes como um indivíduo que aquece o mercado econômico, pois introduz novos produtos e serviços, criando formas de empresa, facilmente identificada pelo seu comportamento, sendo percebida por meio da sua personalidade, motivação, entusiasmo e criatividade. O estudo tem como abordagem metodológica a utilização de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória. Dentre os principais resultados foi possível identificar, junto ao aporte teórico as representações sociais prática empreendedora contida nesses casos, tendo como eixos centrais a inovação, criatividade, ideias, evolução, superação e desafio.

Biografia do Autor

Alexandre Scherrer Tome, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em comunicação, Mestre em Administração, Bacharel em Administração, Pós Graduação em Gestão. Professor e orientador cursos de pós graduação mídias digitais, gestão inteligente em coaching e Finanças. Tem experiência na área de Administração (diretor por 13 anos), com ênfase em Subárea: Administração de Empresas., atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, e construção identitária. Na área da saúde, socorrista e resgatista (APH) possui experiência na pesquisa cientifica voltada para neurociência e comportamento, participação curso mestrado e doutorado como aluno especial em Neurociências e Comportamento pela USP, pesquisador (experiência e estágio com a doença de parkinson), palestrante, neuromarketing (formado pela Copenhagen Business School 2016), neurociência e educação, bolsista da The University of Chicago, curso aperfeiçoamento: Understanding the Brain: The Neurobiology of Everyday Life (conclusão 05-2017), bolsas concluídas Duke University (The Brain and Space) e Universidade Hebraica de Jerusalém (Sinapses, Neurônios e Cérebro).

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11/01/2023
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TOME, A. S. IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO “JOVEM EMPREENDEDOR” NAS MÍDIAS DE NEGÓCIOS. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 3, n. 1, 2023. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.6379. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/6379. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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Artigos