O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR INTERMÉDIO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.4761

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a música. É proveniente do trabalho de conclusão de curso e o objetivo geral do artigo desdobra-se na investigação acerca da música como ferramenta importante no processo de alfabetização e letramento, por meio de suas contribuições dentro e fora da sala de aula, enfatizando os primeiros anos do ensino infantil. Os objetivos específicos dividem-se a partir de uma análise sobre a forma que os docentes envolvem a música no cotidiano escolar, partindo das práticas pedagógicas e descrever quais as suas percepções acerca da forma que a música influência no processo de desenvolvimento dos discentes. Entrelaçado a alfabetização, está o letramento, que segundo Soares (1998) embora sejam processos diferentes, são indissociáveis e caminham juntos. Por isso, o presente artigo buscou fazer um estudo de caso, dentro de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com duas professoras da educação infantil, para investigar, por meio de um questionário digital, o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, buscando relacioná-lo ao uso da música, sob as perspectivas de ambas as docentes, para analisar quais as contribuições desse uso para a leitura, escrita e letramento. Pois sabe-se que a música é um grande instrumento para o desenvolvimento motor, psíquico, sensorial, social da criança, portanto a pesquisa almeja investigar as possíveis contribuições, por intermédio da música, no processo de alfabetização e letramento para reforçar e propagar as conclusões adiante para o maior número de pessoas, dentro e fora da área da educação.

Biografia do Autor

Lucian Costa, Universidade do Estado do Pará

Professor Substituto na Universidade do Estado do Pará (UEPA/Licenciatura em Música) e Professor de Arte/Música na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC). Doutorando em Artes Pelo Programa de pós-graduação em artes (PPGARTES/UFPA). Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (2019). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz (2017). Graduado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (2015). Técnico em Música com habilitação em Violão Clássico pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (2019). Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em educação Musical e Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação musical, Ensino de arte, Formação inicial e continuada de Professores de Arte/música, música na educação básica, Ensino coletivo de violão e na Etnomusicologia com ênfase na práticas musicais do Pará, Manifestações culturais com ênfase no Carimbó. É integrante do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (LabEtno/UFPA) e Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA/UFPA).

Downloads

Publicado

11/01/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 688
  • pdf downloads: 701

Como Citar

COSTA, L. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR INTERMÉDIO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, 2023. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.4761. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/4761. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos