v. 8 n. 15 (2021): REVISTA SENTIDOS DA CULTURA
A alma jamais pensa sem imaginação. Enquanto dança, canta, recita um poema ou conta uma velha história, o homem encontra uma maneira eficaz de aprender e ensinar, dramatiza a existência em jogos singulares de troca de afetos e tráfego de conhecimentos. O educar nutre-se da vida, “não é uma questão de escola ou de currículo, mas de épocas e culturas” (CASTRO; FAGUNDES; FERRAZ, 2014). Assim, celebrando os 21 anos do Grupo Griot (UEPA) e em conexão com outras linguagens, em especial as artes, a revista Sentidos da Cultura quer neste número, tão logo reconhecida a educação em si como gerenciadora de pluralidades, abrir espaço para autores que de modo sensível tragam em seus textos a diversidade de diálogos entre o fazer artístico e o ato educativo.
DOI 10.31792/rsc.v8i15
Edição completa
Artigos
-
Histórias compartilhadas: poéticas do movimento e da voz
Visualizações do artigo: 90 PDF downloads: 129 -
A memória narrativa de mulheres contadoras de histórias
Visualizações do artigo: 202 PDF downloads: 272 -
Os mitos africanos na experiência de um Griot: a utilização da mitologia Iorubana na prática educacional
Visualizações do artigo: 362 PDF downloads: 280 -
O potencial visual dos sinais na comunicação: a poesia visual e a escrita logográfica marajoara: Kusiwa – ta’anga – do abstrato ao icônico
Visualizações do artigo: 126 PDF downloads: 931 -
Do gesto à performance: mistério da cartomante de Oxum
Visualizações do artigo: 115 PDF downloads: 120 -
Memórias de um espectador e aprendiz: experiências sensíveis através do cinema
Visualizações do artigo: 73 PDF downloads: 99 -
Encontros cartográficos na Amazônia: letramento vivido e epistemologias do corpo em dois territórios existenciais
Visualizações do artigo: 71 PDF downloads: 98 -
Uma professora na Ilha e uma Ilha professora: educação, arte e existência.
Visualizações do artigo: 117 PDF downloads: 164