APRESENTAÇÃO E DEDICATÓRIA

Autores

  • Josebel Akel Fares mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Paulo Nunes mroselisousa@gmail.com
    UFPA / UEPA / UNAMA

Palavras-chave:

APRESENTAÇÃO, DEDICATÓRIA

Resumo

Esta edição da Sentidos da Cultura - como adentrar uma Maria Fumaça de recordações - foi tramada para diluir as injustiças em torno da recepção crítica de Lindanor Celina, uma mulher à frente de seu tempo, e, talvez por isto, escritora literariamente incompreendida, graças às suas atitudes arrojadas como mulher, pessoa atuante nos meios universitários, teatrais e literários. A cidade que viu nascer a escritora de Menina que vem de Itaiara (segundo bem observava José Arthur Bogéa, Itaiara seria traduzida como "pedra encantada de Iara") era uma Belém provinciana e demarcada pelo patriarcalismo, daí porque não foi fácil "perdoar" uma Lindanor que ousou, muitas vezes, e por ousar ultrapassar o métron de uma sociedade tacanha.

Biografia do Autor

Josebel Akel Fares, UEPA

Doutora em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes (PUCSP, 2003); mestra em Letras: Teoria Literária (UFPA, 1997); estágio Pós-Doutoral em Educação (PUCRS, 2012). Professora titular em Literatura da Universidade do Estado do Pará, do Curso de Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA- UEPA).

Paulo Nunes, UFPA / UEPA / UNAMA

Doutor em Letras (PUC/2007), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (UFPA1998) e doutorado. Professor titular da Universidade da Amazônia, atua na graduação em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação, Linguagens e Cultura. Participa da coordenação do Grupo de Estudos interinstitucionais Narramazônia: narrativas contemporâneas da Amazônia Paraense (UNAMA/UFPA), do Projeto de Pesquisa Academia do Peixe Frito: interfaces jornalismo e literatura (UNAMA/UFPA), do Projeto de pesquisa interinstitucional Epístolas Poéticas entre o romancista Dalcídio Jurandir e Maria de Belém Menezes (CUMA-UEPA e UNAMA).

Downloads

Publicado

22/11/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 44
  • PDF downloads: 56

Edição

Seção

Editorial