AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E OS BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ailane Suienne Lisboa e Silva Assis ailanelisboa@yahoo.com.br
    Universidade do Estado do Pará
  • Rosângela Lima Da silva hmrose@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0003-2000-4343

Resumo

O Programa Residência Pedagógica surgiu como meio de aperfeiçoar a formação dos graduandos nos cursos de licenciatura, estreitando a ligação entre a teoria e prática por meio da atuação ativa no ambiente educacional. O objetivo deste trabalho foi relatar as vivências de uma acadêmica da graduação de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública na cidade de Altamira, durante sua participação no programa entre os anos de 2017 a 2020. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Expondo os pontos positivos e negativos, salientam-se os benefícios que este tem na formação profissional do futuro docente de Educação Física e uma percepção ampliada sobre a relevância de buscar qualificação profissional desde a academia, a fim de ampliar os conhecimentos adquiridos durante o processo. As experiências, proporcionadas pelo Programa Residência Pedagógica colaboram diretamente na qualificação da formação acadêmica e profissional do residente, permitindo vivenciar a atuação docente dentro do ambiente escolar no processo de sua formação, possibilitando uma percepção mais específica sobre a profissão do magistério e suas competências, além de promover reflexão crítica aprofundada acerca dos desafios enfrentados no dia a dia da rotina escolar.

Palavras-Chave: Residência Pedagógica. Relato de Experiência. Educação Física Escolar. Formação Profissional.

Biografia do Autor

Rosângela Lima Da silva, Universidade do Estado do Pará

Professora de educação física, com especialidades em educação física escolar, dança e ginástica."

Atua nos diversos ciclos de ensino, desde do básico ao nível superior, orientando artigos científicos e coordenando projetos.

Downloads

Publicado

23.09.2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 338
  • pdf downloads: 99